Arquivo VAGALUME

sábado, 15 de janeiro de 2022

CARTA ABERTA AO GOVERNADOR DO RJ CLÁUDIO CASTRO

O ex-deputado estadual Roberto Henriques (PCdoB), que foi candidato à prefeito da cidade de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, no último pleito, natural de São João da Barra e historiador fez uma Carta Aberta ao Governador do RJ Cláudio Castro, que abaixo transcrevemos.

Excelentíssimo Senhor Governador :

Assisti sua entrevista no Programa "Folha no Ar" da Rádio Folha FM. Tenho acompanhado seu roteiro de visitas ao Norte e ao Noroeste Fluminense. É louvável e confortante sua presença solidária neste período das cheias que assolam nossos municípios e trazem sofrimentos a nossa população.

Respeitosamente, direi ao Senhor : precisamos executar obras estruturantes, que resolvam de uma vez por todas -- as causas das

cheias que periodicamente nos atingem . Fazer isto é possível e, o senhor pode se agarrar a um processo que já estava em curso e que fora paralisado. Trata-se do "Projeto de Mitigação das Cheias no Norte e Noroeste Fluminense" , cujas obras foram paralisadas em 2015. Rogo a V.Excia, que caso não tenha conhecimento deste Projeto, requisite-o junto à Secretaria do Meio Ambiente, órgão responsável pela sua concepção e posterior execução no ano de 2014.

Na aludida entrevista da manhã de ontem, ouvi o Senhor afirmar que iria pedir aos prefeitos, os projetos de cada município para as recuperações locais com as particularidades de cada um deles. Ouvi do Senhor, "que o Governo do Estado tem em caixa 17 bilhões para atender as demandas dos prefeitos..."

Avalie comigo, Governador Cláudio Castro : Os custos do Projeto, que está já concebido ; que é reclamado pelo ilustre campista Alberto Ribeiro Lamego, desde 1934 e que resolve os problemas das ĺenchentes causadas pelos rios Pomba e Muriaé... foram à época 600 milhões e ajustados para cerca de 800 milhões de reais. Creio que refeitos os custos para os dias de hoje, ficam estes custos em torno de 2 bilhões e 300 milhões aproximadamente.

Se o Senhor tem 17 bilhões... com disposição, determinação administrativa e vontade política, determinaria que sua equipe desse vida novamente à execução desta obra , que segundo cálculos de 2014 é paga com os correspondentes custos e prejuízos de 4 enchentes.

Caríssimo, no ano de 1934, Alberto Ribeiro Lamego escreveu no livro de sua autoria, "A Planície do Solar e da Senzala" : "Após as cheias, sobram aos pés da população...lama e lágrimas. Em que pese existir tecnologias disponíveis... os governos são perdulários...nada fazem para combater o flagelo das enchentes ". Estas palavras do Lamego, me provocam e pude no meu humilde serviço de Vice-Prefeito e de Prefeito em Exercício direcionar e executar algumas obras de micro-drenagem no municipio de Campos dos Goytacazes que resolveram com boa engenharia certos problemas que eram crônicos. Como Deputado Estadual lutei por esta obra aqui tão citada, por todos os seus caminhos até o início da sua execução em 2014.

Não estou aqui a procurar frutos de qualquer vitória pessoal...apenas tentando chamá-lo para que na sua honrosa função de Governador, sopre com o seu canto -- as cinzas que cobrem a brasa que arde. A brasa que arde é o Projeto tão aqui destacado. Quanto a mim, continuo seguindo pelo tempo a fora... isso me basta.

Atenciosamente,

Abraça-o,

Roberto Henriques
Campos dos Goytacazes, 14 de Janeiro de 2022.

Divulgado em vários veículos de comunicação inclusive no Tempo News.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG