Arquivo VAGALUME

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA AGORA É PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO

Lei sancionada pelo governador Cláudio Castro valoriza e destaca a importância do mais tradicional conjunto sinfônico do país


A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O reconhecimento veio pela Lei 9.544, sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (11/01). A medida não só oficializa, como também ressalta a importância do mais tradicional conjunto sinfônico do país.

Com mais de 5 mil concertos realizados desde a sua fundação, em 1940, pelo Maestro José Siqueira, a OSB tem se destacado pelo seu pioneirismo. Foi a primeira orquestra brasileira a realizar turnês pelo país e no exterior, além de apresentações ao ar livre. Ao longo dessa trajetória, também revelou grandes nomes, como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Meneses.

Responsável ainda por projetos educativos, a OSB busca o fomento e a divulgação do repertório sinfônico brasileiro, reunindo tradicionais e novos compositores em seus concertos. A lei é de autoria do deputado Márcio Pacheco (PSC).
--

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Vídeo: Concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 23 de julho de 2011. Beethoven - Sinfonia n° 5 em dó menor, Op. 67 - IV. Allegro.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG