Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

RECREIO-MG: REPRESA UHE BARRA DO BRAÚNA

O leitor vagalume atento, Larry Mercante, enviou ao blogue imagens da Represa da UHE Barra da Braúna, localizada na região da Zona da Mata Mineira.

Veja o que nos disse o leitor:

Cara Angeline, estive ontem (04/10) em Cisneiros e arredores e tirei algumas fotos da represa da UHE (usina hidro-elétrica) Barra do Braúna. As fotos estão um pouco longe, pois a entrada é proibida. Tive que seguir por uma trilha para fotografar a parte de cima.
Abraços, Larry.
















Em 20 de agosto de 2009, através do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) do Governo Federal, o BNDES liberou um financiamento no valor de R$ 118 milhões para a construção dessa UHE de Barra do Braúna.

O projeto é desenvolvido pela empresa Barra do Braúna Energética, controlada pela Brascan Energética S/A (Besa).


Localizada no Rio Pomba, entre os municípios de Laranjal e Leopoldina, a usina terá capacidade de geração de 39 megawatts (MW) de energia. O projeto prevê a implantação também de linha de transmissão associada, com 15 quilômetros de extensão.
O investimento total alcança R$ 185 milhões. Serão gerados na fase de construção da usina 500 empregos diretos e mil indiretos, com aproveitamento de mão de obra local, informou o BNDES.
A Besa tem no Brasil, atualmente, 30 pequenas centrais hidrelétricas em operação, com capacidade instalada global de 375 MW de energia. Informação da Agência Brasil.


Segundo informação divulgada no site "Ambiotech", de Engenharia Ambiental, no dia 09/09/09:


"Sob coordenação do Eng. Daniel Balbi e dos Biólogos Vanessa Cardoso Antunes e Paulo Regatto, nossa equipe da filial Minas Gerais antecipou, com dedicado trabalho, o prazo estimado da emissão da Licença Operacional (L.O.) da UHE Barra doBraúna/MG."



O Blog tem procurado apresentar todos os empreendimentos que afetam o equilíbrio ambiental da região. O leitor atento e interessado Larry sempre colabora conosco e com nossos leitores vagalumes. Obrigada, Larry!

15 comentários:

Anônimo disse...

Por falar no último texto da matéria, tenho a acrescentar que a UHE Barra do Braúna, não possui lugar para que os peixes possam subir a barragem para fazerem a desova. Conversando com alguns moradores locais, a preocupação com os danos que a construção da barragem pode ocasionar, é grande.
Abraços, Larry.

AngelMira disse...

Larry,
Torna-se bem parecido com o problema citado aqui no blog, sobre o Rio Carangola e as pequenas hidrelétricas de B Jesus do Itabapoana?

Anônimo disse...

Infelizmente, lamentavelmente, indescritivamente, é o preço que temos que pagar pelo progresso. Não existem maneiras de geração de energia que não agrida a natureza. Sendo assim, prefiro ser atrazado.
Belo trabalho Larry!!! É isso que queremos ver, a nossa região!

Anônimo disse...

Olá Larry podia ter me chamado hein!! Bom, quanto a questão do progresso( as barragens) trazer esse tipo de prejuízo a natureza, eu digo o que ví ano passado na cicloviagem pelo Rio Paraíba do Sul e que algumas pessoas leram no nosso site. Tive a oportunidade de conhecer a CESP em Paraibúna, local onde começa o rio.A represa que é administrada pela CESP conta com uma borda de 1.266km, aproximadamente 224 km de água que em certas áreas atinge 90 metros de profundide. Com relação ao problema com os peixes, eles tinham duas opções: construir escadas para a subida dos peixes ou então criar uma psicultura. Optaram pela segunda e em 2008 quando passei por lá a meta era lançar no rio 550 mil peixes por ano. Claro que os danos causados pela construção existem mas eles diminuiram muito com o repovoamento e também com o reflorestamento e todo o cuidado com a fauna e a flora que eles tiveram.No horto estão catalogadas 327 espécies de plantas da região entre elas, o jacarandá, nêspera, cambuci, ipês, flamboyam entre outras. No momento eles produzem um milhão e quinhentas mil mudas por ano de 137 espécies. O programa de reflorestamento já cobriu a devastação feita para a construção da represa.Lá também existe um viverio de pássaros onde são reproduzidas em cativeiros várias espécies de aves nativas da região da barragem entre elas o nambu, a jacutinga e o macuco. O exemplo está aí. Será que não é possível segui-lo por aqui? Abraços, ANdré Alvim.

Anônimo disse...

André, não se iluda!
Isso são artimanhas para inglês ver! No final, acaba sendo o final que estamos enjoados de ver em outras regiões desse Brasil imenso. A fauna e flora acabam sendo diminuídas. Continuo afirmando que estamos sempre que estar com um pé atrás destas barragens. Não foi à toa que a ex-ministra Marina interrompeu barragens no Norte para proteger o bragre. Aí entra a discussão sobre a energia nuclear, talvez não haja tanta agressão ao meio-ambiente.

Anônimo disse...

Olá Anônimo, na verdade não estou iludido não. Sei muito bem da agressão sofrida pela região em caso de barragens. O que eu quis mostrar foi o que ví lá em Paraíbuna. As pessoas com quem conversei lá não negaram a agressão, eles só me mostraram o que vem sendo feito há muito tempo para amenizar toda a devastação. Também sou contra a construção de barragens e acho que assim como a criação de combustíveis para automóveis e outras coisas nunca resolverão nosso problema enquanto o homem não aprender a consumir.No dia que os homens forem merecedores, aí sim eles conseguirão usar em tudo a energia mais rica pura e saudável que temos. Será que esse dia chegará?Saudações ambientais, André Alvim.

Anônimo disse...

Essa construção é simplesmente uma falta de respeito com a natureza e principalmente com o ¨SER HUMANO¨,pois se um prudutor rural derrubar uma árvore para fazer cerca ou mesmo para usar como lenha para sua casa, a polícia florestal e/ou o ibama pode até prende-lo,ou se fizer um açude para criar peixe ou para aumentar sua reserva de água na propriedade, isso dá multa e até cadeia,sendo assim continuo lembrando de um ditado antigo, mas que infelizmente e´verdadeiro:O HOMEM VALE O QUE ELE TEM!,pois se puderam fechar o rio prara o progresso,derrubando árvores centenárias,mataram animais e plantas visando apenas o lucro dessa obra que pelo meu ver,será ou seria dividido para prefeitos e autoridades capazes de impedir esse feito contra a natureza

Anônimo disse...

Tive reunião com um biólogo da represa aqui em Santo Antonio de Pádua, e o que ele me falou foi que não havia espécies migradoras neste rio, putzz, quando contraargumentei citando as espécies ele emudeceu e argumentou que não tinha sido ele que apresentou o REIA, por falar em REIA de Barra do Braúna, gostaria de lembrar aos amigos que o biólogo responsável pela assinatura deste documentos está vinculado ao Bio Diversitas que é uma das ONGs ambientais mais irrigadas de dinheiro da industria no Brasil, madei diversas mensagens para esta instituição questionando a lisura deste documento assinado por um de seus membros, e vocês sabem qual foi a resposta ??? Nenhuma, pura omissão.
Falar mais o que.
Contra os baramentos só há um remédio, tem que seer instituida uma lei que só autorize a construção de barramentos após ter sido constatado que no projeto há um sistema transposição a ser construído juntamente com a usina.Vamos nos articular para seja obrigatório a construção do STP juntamente com as usinas.

Anônimo disse...

A UHE Barra da Brauna está em tempo de perder a LO, concedida ad referendum pelo secretário adjunto do Meio ambiente de MG, uma vez que o plano de assistencia social nao foi realizado, e o CEAS/MG, revogou a aprovação. A briga de liminares chegou ao presidente do Tribunal Mineiro, por intermédio de pedido do EStado de MG,já que através dos recursos da empresas nao foi conquistado sucesso. A LO está por fio, e so nao foi revogado por causa do Estado e do Pres. do TJMG. Processo nº1.000.10.000635-2/000 (msantan@hotmail.com)

AngelMira disse...

Cara(o) MSantan,
Não conseguimos consultar o processo. O site do TJ-MG informa que há erro no dígito verificador.

Anônimo disse...

segue ai o número correto: TJMG: NUMERAÇÃO ÚNICA: 0006352-88.2010.8.13.0000

Marco Antônio Werneck de Freitas disse...

Gostei deste blog e acredito que vai me ajudar muito nas minhas comunicações com meus leitores do O JORNAL DE RECREIO,Minas e do blog
ojornalderecreio-minas.blogspot e outros .JÁ O TENHO COMO FAVORITO.Caso queiram parceria é só entrar em contato.
Marco A. W. Freitas

Unknown disse...

alguem poderia me passar os telefones de contatos dessa usina?
grato.
meu email é: alvaro_carneirodesouza@hotmail.com

Anônimo disse...

O lago da UHE barra do Braúna está totalmente cheio de mato, tem lugares que já está impossível de navegar e ninguém toma providência.

Anônimo disse...

Aí,vai mais uma imformaçao para os leitores já está adiantado os trabalhos,inclusive efetuando desapropriaçoes para outra represa a ser construida no distrito deITAPERUÇU.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG