Arquivo VAGALUME

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

QUANDO O ATERRO SANITÁRIO SE TORNA UM LIXÃO - HISTÓRIA VERÍDICA

Tenho um amigo que chama aterro sanitário de lixão e se justifica, ele afirma que a grande maioria dos aterros acabam se tornando lixão. Os exemplos são muitos e hoje trazemos aos leitores vagalumes o caso do aterro sanitário de Teresópolis.

Segundo dados publicados pelo INEA-RJ- Instituto Estadual de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, em 2018, acesso aqui

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Teresópolis interditaram, nesta terça-feira (6/3), o aterro sanitário operado pela Prefeitura de Teresópolis, por problemas de funcionamento. Após vistoriarem toda a área, a equipe constatou que o empreendimento se transformou em um lixão, com a presença de catadores de lixo, resíduos da construção civil e hospitalares e poda de árvores.

“A Administração Municipal de Teresópolis não atendeu diversas notificações que determinavam a correção dos problemas, razão pela qual foi determinada a interdição da unidade”, explicou o coordenador geral de Fiscalização do Inea, coronel Emerson Barros.
Durante a fiscalização, foi constatada instabilidade em área de maciço na borda próxima ao limite do terreno contíguo a uma vila de residências. Também foi constatada que a Estação de Tratamento de Chorume estava danificada e o chorume sendo carreado para o Rio Fisher através da drenagem pluvial.

O Inea emitiu notificações à prefeitura para cadastro e encaminhamento dos catadores existentes à Secretaria Municipal de Assistência Social para as medidas cabíveis; cadastro dos moradores da vila contígua ao aterro; e elaboração de plano de emergência de remoção de moradores da vila em caso de fortes chuvas.

A prefeitura também foi notificada para a realização de medidas emergências no âmbito da defesa Civil com estudo e implementação de medidas visando reestruturar o maciço. Foi lavrado auto de constatação de multa por poluição hídrica conforme artigo 93 da Lei Estadual 3.467/2000 além do auto de constatação de medida de interdição e notificação para requerer a Licença Ambiental de Recuperação (LAR) visando a remediação da área.

A fiscalização contou com a presença do promotor de justiça de Núcleo de Teresópolis, Marcos da Mota.

Pelo que se observa é um aterro municipal, sob a gestão da prefeitura da cidade, imagina se fosse privado? 

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG