Arquivo VAGALUME

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

ITAPERUNA: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO FAZ ANÁLISE DA CENTRALIDADE REGIONAL DO MUNICÍPIO POLO DO NOROESTE

 

 

O XIV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA, que ocorreu entre os dias 10 e 15 de outubro de 2021,de forma virtual, em virtude da situação pandêmica, apresenta em seus anais, um dos trabalhos apresentados cujo título é "CIDADES MÉDIAS E A RESTRUTURAÇÃO DO BRASIL “NÃO METROPOLITANO”: análise do município de Itaperuna, localizado na mesorregião Noroeste Fluminense".

O artigo apresentado no evento é parte do Trabalho de Conclusão de Curso (POMPEU, 2020) e da pesquisa de mestrado intitulada “CIDADES MÉDIAS E REESTRUTURAÇÃO DO BRASIL “NÃO METROPOLITANO”: ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA-RJ” de Maria Eduarda Gonçalves Pompeu (Programa de Pós-Graduaçãoe em Geografia pela UFF-Campos dos Goytacazes).

A seguir o resumo do artigo para que se tenha uma ideia do assunto desenvolvido:

Partindo de inquietações a respeito do remanejamento do urbano “não metropolitano”, que passa a concentrar áreas de considerável importância funcional e competitividade, o presente trabalho objetiva um estudo sobre o munícipio de Itaperuna-RJ, verificando sua centralidade e implicações na rede urbana regional e extrarregional. Parte-se da hipótese de que a crescente especialização funcional, promovida pelo desenvolvimento do setor de comércios e serviços, faz com que a localidade assuma o papel de cidade média, que mantém influência na hinterlândia e munícipios dos Estados de Espírito Santo e Minas Gerais. Pensando no papel dos centros urbanos na organização das sociedades, as cidades médias são espaços estratégicos que colaboram na (re)organização do arranjo espacial, economia local e dinâmica populacional exigindo estudos pormenorizados.


Para acessar o artigo completo acesse aqui

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG