Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Curta-metragem produzido na UFF é premiado em festival de cinema


O curta-metragem “Pato-mergulhão: Vidas que nascem às margens de um rio”, produzido pelo Programa de Extensão Fauna Brasil-UFF e dirigido pelo professor Sávio Freire Bruno, da Faculdade de Veterinária, conquistou no dia 18 de junho o 1º lugar na categoria “Profissional” no Festival IV Cine Aves.

O pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) é uma das aves aquáticas mais raras do mundo. Atualmente, suas populações restringem-se, especialmente, a regiões de influência do Cerrado brasileiro, a exemplo da Serra da Canastra, MG. O documentário, filmado majoritariamente no rio São Francisco, enfatiza a biologia e a ecologia desta ave, considerada o símbolo da conservação das águas brasileiras.

O curta-metragem pode ser assistido através do link: https://youtu.be/lXWsC4iFiYs

O professor Sávio Freire Bruno foi responsável pela direção, roteiro e imagens do curta-metragem. A edição e finalização ficaram a cargo de Eduardo Sánchez, e o documentário foi narrado pelo professor Luciano Barros.

Sávio Freire Bruno tem um longo e vasto trabalho de pesquisa sobre o pato-mergulhão, tendo escrito vários livros sobre essa ave criticamente ameaçada de extinção, entre eles “Pato-mergulhão: biologia e conservação do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) no Parque Nacional da Serra da Canastra e entorno (MG)”, publicado pela Editora da UFF.

O Programa de Extensão Universitária (PROEX/UFF) “Fauna Brasil – UFF – Laboratório de Registro Audiovisual da Fauna Brasileira” une o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, objetivando oferecer à população brasileira e à comunidade acadêmica material audiovisual com temas relevantes à biodiversidade nacional e a importância da fauna nativa e da conservação ambiental.

O Festival IV Cine Aves teve por finalidade promover a produção audiovisual independente e criativa com foco em aves do Cerrado, Chaco, Mata Atlântica de interior e Pantanal, e incentivar a observação de aves através da linguagem cinematográfica, e foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Governo de MS.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG