Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

PARLAMENTARES QUE ACOMPANHAM INVESTIGAÇÕES DO CASO MOÏSE SE REUNIRAM COM O GOVERNADOR DO RIO



O governador Cláudio Castro recebeu, nesta segunda-feira (14/02) no Palácio Guanabara, a comitiva da Câmara de Deputados e do Senado que veio ao Rio de Janeiro acompanhar as investigações da morte do congolês Moïse Kabagambe. Parlamentares transmitiram demandas e sugestões sobre o andamento do caso.

- Nós já conversamos com a família do Moïse, imediatamente colocamos à disposição segurança e linhas de crédito. Estamos recebendo as comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado para ouvir, entender como podemos ser úteis. O governo está à disposição para qualquer ajuda necessária - disse o governador Cláudio Castro.

A missão oficial trouxe alguns pedidos sobre o caso - a retirada do sigilo da investigação conduzida pela Delegacia de Homicídios foi um deles. O governador Cláudio Castro se comprometeu a conversar com o secretário de Polícia Civil sobre a demanda.

Os parlamentares também disseram estar preocupados com a segurança da família de Moïse. As secretarias de Desenvolvimento Social e de Assistência à Vítima têm acompanhado o caso desde o início. Foi oferecido entrada no Programa de Proteção à Vida, assim como proteção de equipes das forças de segurança, inclusive descaracterizadas, mas a família optou por não aceitar.

- A Coordenadoria de Políticas de Migração e Refúgio realizou visita técnica à mãe e familiares para atender melhor as demandas oriundas da violência contra a vida do Moïse e os seus reflexos. Assim, a Secretaria de Desenvolvimento Social esteve à disposição dos familiares, e oferece as medidas de proteção pertinentes aos que se sentirem ameaçados em razão da exposição e da luta pela garantia de uma responsabilização dos autores do crime - disse a subsecretária de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, Luciana Calaça.

Estiveram presentes os deputados Carlos Vera, Orlando Silva e Vivi Reis, representando a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, os senadores Humberto Costa e Fabiano Contarato, da Comissão de Direitos Humanos do Senado, as deputadas federais Jandira Feghali e Taliria Petrone, a deputada estadual Renata Souza e a representante da ONU, Paula Simas.
--

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG