Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Estado do Rio de Janeiro ganha política voltada para o Turismo

Iniciativa busca promover o setor como fator de desenvolvimento econômico, social e sustentável em solo fluminense

O Diário Oficial do Rio de Janeiro trouxe, no dia 25.08, a criação da Política Estadual de Turismo. Prevista na Lei 9811/22, de autoria do Poder Executivo, a iniciativa consolida estratégias para o planejamento e promoção do setor turístico nos municípios fluminenses, contribuindo para fomentar uma vocação natural do Estado. A nova política busca ainda divulgar o setor como fator de desenvolvimento econômico, social e sustentável.

Com parâmetros que consideram a cultura de cada região e a preservação ambiental, a Política Estadual de Turismo tem entre os seus diversos objetivos colaborar para a melhora da qualidade de vida da população, a inclusão social e a redução das desigualdades sociais e econômicas, por meio da geração de emprego, trabalho e renda. Também são algumas das finalidades o incentivo ao desenvolvimento de estudos de oferta e demanda turística nas cidades e regiões e elaboração de planos municipais de turismo.

Com isso, o Governo do Estado não só impulsiona o setor, como garante a boa gestão de recursos voltados à atividade turística. Também valoriza o patrimônio cultural e natural, respeitando as peculiaridades locais e proibindo os efeitos desagregadores sobre a vida das comunidades envolvidas.

A política contará ainda com o Sistema Estadual de Turismo, formado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e diversos órgãos, com o intuito de promover o desenvolvimento do setor de forma sustentável. Prevê ainda um centro de pesquisas para monitorar a atividade turística em solo fluminense por meio do Observatório do Turismo.
--
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG