Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Fórum Florestal Fluminense apresenta propostas para o desenvolvimento florestal do Estado do RJ

Entre os oito pontos apresentados aos aspirantes aos governos estão a criação de linhas de crédito específicas para o setor florestal e incentivos a Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN)


Candidatos e candidatas ao Executivo e ao Legislativo do Estado do Rio de Janeiro tiveram a oportunidade de conhecer as propostas para o desenvolvimento florestal do Estado definidas pelo Fórum Florestal Fluminense. O documento foi elaborado a partir das discussões entre os integrantes do Fórum: organizações da sociedade civil, empresas privadas e instituições de ensino, pesquisa e extensão, além de alguns órgãos de governo.

As propostas levaram em consideração a vocação natural e o potencial do Estado para atividades florestais e estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Década da Restauração dos Ecossistemas 2021-2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Esta não é a primeira vez que o Fórum Florestal Fluminense se mobiliza para influenciar e estimular a formulação de políticas e regulamentações que impactem positivamente no desenvolvimento florestal do Estado. Desde a sua criação, este tem sido um dos principais focos de atuação do Fórum e algumas de suas propostas no passado foram consideradas na formulação de políticas estaduais.

De acordo com o secretário executivo do Fórum Florestal Fluminense, Jorge Makhlouta Alonso, este é um momento importante para fortalecer o diálogo entre a sociedade civil e os futuros governantes. “Acreditamos no potencial de desenvolvimento do setor florestal no Estado, tanto para fins produtivos como de conservação. A construção de políticas públicas de maneira participativa é fundamental para aproveitarmos essa oportunidade de crescimento, geração de emprego e renda. Essa é a base das propostas do Fórum”, afirma.

O evento público realizado no dia 2 de agosto, das 10 às 12 horas, no Museu do Amanhã, Centro do Rio de Janeiro e contou com a participação participação de representantes das candidaturas de Marcelo Freixo (PSB) e Rodrigo Neves (PDT). O atual governador, Cláudio Castro (PL), não mandou representação. Entre as propostas estão a criação de linhas de crédito específicas para o setor florestal, incentivos a Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e a necessidade de simplificação do licenciamento ambiental em atividades da silvicultura (cultivo de floresta).

Acesse aqui as propostas para o desenvolvimento florestal do Estado do Rio de Janeiro.

Juliane Ferreira/Diálogo Florestal

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG