Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

MIRACEMA: RUA FRANCISCO DIAS TOSTES

Foto de Eliane Alcântara Pinheiro, filha do Coordenador de Logradouros de Miracema, do dia 29-abr-2007.
A Rua Francisco Dias Tostes, antiga Rua 15 de Novembro, inicia-se na Praça Ary Parreiras e termina na Praça São Benedito. Tem por transversais a Rua Dr.Temístocles e travessas José Honorato Carneiro e Salvador Alves de Azevedo, Vila e Rua São Clemente. A Praça Jornalista Bruno de Martino a tangencia. Localiza-se no Bairro Centro Redentor., na cidade de Miracema.

Foto sacada do Campo de Aviação: Igreja Matriz na Praça Ary Parreiras e confluência da Travessa José Honorato Carneiro com a Rua Francisco Dias Tostes, formação da Praça Jornalista Bruno de Martino, onde se situam o Parque Infantil Laurindo Garcia Ferreira e o templo do Racionalismo Cristão, conhecido como Centro Redentor. Foto: autor desconhecido, cedida por Luciane de Martino Almeida.
Do mirante do alto do Morro do Calvário: ruas Elpídio Portes Mendes e Francisco Dias Tostes; Morro do Cruzeiro. 20/11/2006; autor e cedente: Luiz Carlos Martins Pinheiro (1930, coordenador de LM).

"A Rua Francisco Dias Tostes é localizada no centro de nossa cidade, exibindo suas fileiras de residências ora antigas, ora modernas, tanto do lado direito como do lado esquerdo, exalando hospitalidade aos que passam. Muitas famílias tradicionais de nossa terra ali residem e misturam suas culturas, conversas, brincadeiras, apoio uns aos outros, escrevendo diariamente suas histórias alicerçadas pela amizade que se tornou um vínculo de união, presença e fraternidade, exemplo fiel de uma rua interiorana.

No princípio visualizamos a imponente residência pertencente à família "Barros-Moreira", em seguida um bangalozinho dos "Neivas´´, que guarda a simpatia de seus antigos moradores.

Logo a seguir, existe uma padaria e atravessando, um açougue e um bar, quebrando o título que ela recebia de: uma rua residencial, mas esses comércios são aplaudidos porque muito servem aos moradores. Ao atravessar a Rua Dr. Tesmístocles, do lado esquerdo, na esquina, descortina o mundo aberto de uma Instituição Social - A Casa dos Pobres São Vicente de Paula, abrigo de tantos que às vezes abandonados pela família, procuram um espaço para terminar os seus dias com mais dignidade.

Têm ainda aqueles que sendo sós, achegam-se a esta instituição para encontrar amparo, braços, fortes, sorrisos fartos, presença afetiva, alimentação diária à espera do momento derradeiro. Um mundo espiritual é oferecido pelas Irmãs de Caridade que dão total assistência a todos os que buscam aquele cantinho de solidariedade e amor.

São realizadas várias festas e eles gostam muito da casa cheia, músicas, instrumentos tocando, e os presentes, que lhes são oferecidos. Esses momentos quebram um pouco a monotonia do dia-a-dia e alivia a saudade que eles devem sentir de seus entes queridos. Existe uma pequena Capela do Santíssimo, muito bem cuidada, onde são celebradas missas para que eles recebam também assistência espiritual. Esta Casa é simples, mas aconchegante, onde reina a paz e sente-se em cada canto a presença de Deus.

Adiante, para alegrar o ambiente, a Praça Jornalista Bruno de Martino dá um toque de romantismo ao lugar, pois o verde emanado das árvores enche os olhos de esperança, nascida da presença das crianças que tomam conta deste recanto, considerado para elas um pequeno paraíso, sempre prontas a "brigar" por um lugar de destaque neste aprazível parquinho, o Parque Infantil Laurindo Garcia Ferreira. Logo atrás do Parque, realça o Templo do Racionalismo Cristão, freqüentado por dezenas de adeptos. Francisco Dias Tostes foi homenageado com muita justiça e merecimento com uma placa indicativa, contendo o seu nome arquivado neste importante Logradouro. Ele que procurou viver com dignidade todos os momentos que fizeram parte de sua vida, voltado sempre para sua família, para o trabalho e principalmente devotando um grande amor a Miracema.

É uma Rua que apresenta características originais, detalhando simplicidade e dentro dela floresce sempre incontáveis emoções vividas pelos seus moradores que preservam o que passou, mas vivem a alegria de externar sempre que nem tudo é passado, porque preparam o tempo presente para que a história desta rua seja arremessada, valorizada por futuras gerações.

Os moradores da Francisco Dias Tostes afirmam que é gostoso morar nesta rua quase residencial, acolhedora, linda pelo que ela representa para cada família que estende os braços, promovendo uma fraterna e boa vizinhança. 

O bom - Francisco Dias Tostes,
Semeou "ricas famílias.
Sua vida era um pentecostes,
Explosão de luz e partilha.

Tia Ricarda

                                             *********

QUEM FOI FRANCISCO DIAS TOSTES?


Francisco Dias Tostes (Chico Tostes) (c. 1846/?)

Pais: Capitão Marcellino Dias Tostes (1809/1864) e Lucianna Rodrigues Pereira Tostes (1818/1878) nascida em 17/01/1818 e falecida em 15/10/1878.

Avós-paternos: Antônio Dias Tostes (neto) (c. 1775/1850) nascido no Quilombo, atual Bias Fortes, MG, falecido em 05/01/1850, Fazenda Graminha, Juiz de Fora, MG, e Anna Maria do Sacramento (?/1834) falecida em 23/11/1834, na Fazenda Juiz de Fora.

Avós-maternos: Capitão José Manoel Pereira (?/1839) e Ermelinda Rodrigues da Conceição Pereira (1785/1855), fundadora de Miracema.

Bisavós-paternos: Antônio Dias Tostes (filho) (c. 1750/1807) nascido em Santa Rita de Ibitipoca, MG, falecido em 13/11/1807 na Fazenda do Curralinho, na mesma localidade e Maria Francisca Jesus (?/?).

Bisavós-maternos:

§ Manoel Rodrigues Valle Ribeiro, nascido em 23/03/?, batizado em 02/04/1762, e Maria Rita (Ritta) da Conceição; casaram-se em 31/01/1784.

§ Bento Joze Pereira e Thereza Umbelina de Jesus.;

Trisavós-paternos:

§ Antônio Dias Tostes (pai) (c. 1720/1765) nascido na Ilha Terceira, Açores, Portugal; falecido em 11/1765, Santa Rita de Ibitipoca, MG; chegou ao Brasil antes de 1748, estabelecendo-se nesta localidade e Luiza Soares (?/?) nascida em Barbacena. MG; casaram-se em 20/06/1748, em Barbacena.

Tetravós-paternos:

§ Nicolau Dias (?/?) e Maria Pacheco (?/?);

§ Gaspar Ribeiro do Prado (?/?) e Maria Soares de Oliveira (?/?), proprietários da Fazenda de Sant´Anna e do Sítio Quilombo.

Irmãos:

§ José Marcellino Dias Tostes, natural de MG, casado com Francisca Umbelina de Alvim e Silva (?/c. 1871) , também, natural de MG, às 14 h, na Paróquia de Santo Antônio de Pádua (Livro 1, fls, 53v, Termo 265), RJ, sendo padrinhos Anacleto Reveziano de Siqueira Alvim e Francisco Procópio de Alvim e Silva (Capitão Perico) (1836/1892), que teria se casado no mesmo dia e local; aparece como fazendeiro de café em 1868 e anos subseqüentes no Almanak Laemmert; filhos: Marcellino da Silva Tostes (c. 1858/?) Ana Umbelina da Silva Tostes e Maria Petronilla da Silva Tostes;

§ João Marcellino Dias Tostes nascido e batizado em Santo Antônio de Pádua, RJ e casado em 13/07/1878, em Santo Antônio de Pádua, com sua sobrinha Maria Petronilla da Silva Tostes, também natural e batizada em Santo Antônio de Pádua; testemunhas: Reverendo Francisco de Martino e Theofilo Ottoni Tostes;

§ Isabel Marcellina Tostes natural de Miracema, casada em 16/09/1874, com seu primo Theophilo Benedicto Ottoni Tostes; testemunhas: Joaquim Pio de Alvim e Silva, cunhado José Dutra de Morais e sua esposa Rita; celebrante: Padre Francisco de Martino; 

§ Maria Dias Tostes;

§ Maria Luciana Pereira Tostes casada com Ernesto Dutra de Moraes, filho de Mariano Dutra de Moraes e Maria Antônia Dias Tostes;

§ Lucianna Marcelina Tostes nascida e batizada em Santo Antônio de Pádua e casada em 13/06/1874, com Paulino de Araújo Padilha (c. 1854/?); testemunhas: José Dutra de Morais, Joaquim Pio de Alvim e Silva e Rita Marcelina Tostes de Moraes; celebrante: Padre Francisco de Martino com licença “in scriptis” do Reverendo Cura Vigário Caetano José Pereira Pinto de Lemos;

§ Rita Marcelina Pereira Tostes, nome de solteira, ou Rita Marcelina Tostes de Moraes, nome de casada com José Dutra de Moraes, irmão de Ernesto;

§ Teófilo Dias Tostes;

§ Ana Umbelina (ou Marcelina) Pereira Tostes casada com Joaquim Pio de Alvim e Silva, filho de Joaquim Pio Gomes Alvim e Maria José de Alvim e Silva.

§ Antonio Dias Tostes (?/1915) falecido em 23/12/1915 e casado com Maria Cassiana Tostes (?/1914) falecida em 21/09/1914, estabelecidos em Santo Antônio de Pádua, onde faleceram;

§ Marcellino Dias Tostes casado em 11/08/1873 com a sobrinha Anna Umbelina da Silva Tostes, filha de Joaquim Pio de Alvim e Silva e Anna Marcelina Tostes e Silva; nubentes naturais do curato (Miracema), Capela de Santo Antônio dos Brotos; testemunhas: José Dutra de Moraes e Joaquim Dias Tostes; celebrante: Padre Francisco de Martino; matrimônio autorizado pelo Bispo devido ao parentesco.

Casamentos:

§ 1ª núpcias em 30/01/1871, 16 h 30 min, Capela Santo Antônio dos Brotos, Miracema, RJ, com Fausta Umbelina da Silva Barros (c. 1854/a. 1907), nome de solteira, ou Fausta Barros Tostes, nome de casada; filha de Custódio Bernardino de Barros (fazenda São Luís no vale do Ribeirão Bonito) e Rita Eulália Alvim Barros; testemunhas: Gabriel Alves Rodrigues e José Aureliano Coimbra; celebrante Cura Joaquim Jesus Lima; filhos:

Ø Marcellino de Barros Tostes (Cello) (?/1955);

Ø Custódio de Barros Tostes (Cocote) casado com Adalgiza Barroso Tostes

Ø Olavo de Barros Tostes pai de:

ü Olavo Tostes Filho (1918 /?) nasceu em 04/07/1918, em Muriaé, MG; formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Belo Horizonte, em 1939; Juiz em MG; Juiz de Direito, substituto, do DF, em 1951; Tribunal de Alçada da GB, em 1964; desembargador do Tribunal de Justiça da GB, em 1971; Corregedor-Geral da Justiça para o biênio 1981/82; aposentou-se em 1986;

Ø Luciana de Barros Tostes (Sassana) (c. 1895/?) nascida e batizada no Curato de Miracema e casada em 02/03/1901, no mesmo Curato, com Artur Duque Estrada (c. 1880/?) nascido no Rio de Janeiro e batizado, também, no mesmo Curato, filho de José Teixeira Duque Estrada e Rufina Saldanha; testemunhas: Joaquim José de Macedo e Oscar Augusto Machado; celebrante: Padre Antonio Lia; conforme registro no Livro 1 da Paróquia de São Antônio de Miracema (encontrado em 04/05/2007 por Angeline);

Ø Maria de Barros Tostes (Mariquinha);

Ø Rita de Barros Tostes casada com Américo Barbosa;

§ 2ª núpcias em 12/09/1907 com Theonilla Antunes de Siqueira (c. 1882/?), nome de solteira, ou Theonila Siqueira Tostes, nome de casada; filha de Teófilo Antunes de Siqueira e Maria Salomé Padilha de Siqueira; celebrante: Padre Guilherme Whitte; filha única:

Ø Sebastiana Siqueira Tostes (1914/1955) ou Sebastiana Tostes Macedo nascida em 12/04/1914 e casada com Ururahy de Mattos Macedo (1912/1996), faleceu em 13/09/1955.

Um dos proprietários mais ricos da região. Proprietário, em diferentes épocas da Fazenda da Água Limpa, Sossego, Serra Nova, Fortaleza (esta comprada do Banco do Brasil em 1903 por 20.000$000).

Eleito vereador para os triênios 1907-1909 e 1910-1912 pelo partido padilhista.

Existem "estórias" que dão conta ter sido exímio jogador. Quando precisava de dinheiro viajava para outras cidades, inclusive Juiz de Fora, e sempre voltava recheado.

Angeline e José Frederico Magalhães Siqueira (1942) padrinhos deste Capítulo.

Legislação: Lei no. 84, de 16/06/1950 

A Câmara Municipal de Miracema decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Artigo 1º. Fica aprovada a nova nomenclatura dos logradouros públicos, nesta cidade.

NOME ATUAL              
...................... ................................
Rua 15 de Novembro 

NOME A VIGORAR
.......................................................
 Francisco Dias Tostes

Artigo 2º. Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Miracema, 16 de junho de 1950.
Ass. Altivo Mendes Linhares
Prefeito Municipal

Fonte: LOGRADOUROS DE MIRACEMA, atualização de 2008.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG