Arquivo VAGALUME

domingo, 14 de agosto de 2022

IMPLANTAÇÃO DA CLÍNICA ESCOLA DO AUTISTA EM MIRACEMA E LAJE DO MURIAÉ TEM SEU PRIMEIRO PASSO DADO


 

Formação Continuada de mediadores do município terá início no próximo dia 22

O deputado estadual Eurico Júnior (PV) deu o primeiro passo para a implantação da Clínica Escola do Autista em Miracema e Laje do Muriaé. A existência de um local apropriado para o tratamento de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma necessidade apontada por pais, responsáveis, mediadores e profissionais da área da saúde, que participaram de reunião agendada pelo deputado na Casa Verde, em Miracema, no dia 9, com a presença da Subsecretária Estadual de Cuidados Especiais, Verônica Legentil e a Superintendente de Ações para Pessoa com Deficiência Juliana Lopes.

Formação Continuada

No encontro, que contou com a presença dos vereadores de Miracema, Aimoré Almeida e Jocimar Freire, foram debatidas as demandas e soluções para viabilizar o início do projeto e que serão analisadas pela Subsecretaria de Cuidados Especiais.

Eurico Júnior informou que, a seu pedido, no dia 22 de agosto, um dos Coordenadores da Educação Especial e Inclusiva da Rede Municipal de Paty do Alferes, Integrante do grupo de pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ), professor Moises Pires Teixeira, pós-graduado em Educação Inclusiva pelo CEDERJ, Mestre em Ensino com ênfase em TEA pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), doutorando em Ciências Ambientais e Conservação pela UFRJ com ênfase em TEA e pai do João, criança com TEA, dará início à Formação Continuada dos mediadores do município, que atenderão na Clínica. Estima-se que 300 pessoas participarão do treinamento.
Estou muito contente de poder trazer esse projeto para os municípios de Miracema e Laje do Muriaé. O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que influencia vários aspectos envolvendo a comunicação e o comportamento da pessoa com a deficiência. A estimativa é de que no Brasil existam dois milhões de pessoas que se enquadram dentro de algum grau do espectro autista, segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention). No Rio de Janeiro, o Conselho de Saúde do Estado aponta a média de 180 mil autistas. Uma das principais dificuldades apontadas pelos especialistas na área da saúde nacional, é a falta de tratamento adequado e profissionais treinados para lidar com o transtorno”, resume Eurico Júnior.

Por Helio de Carvalho, do Jornal Em Destaque

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG