Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

PORCIÚNCULA: III Concurso de Cafés Especiais



A última quinta-feira, 15, foi dia de entrega das amostras dos cafés especiais que vão concorrer no III Concurso de Cafés Especiais de Porciúncula RJ 2022.

Esta terceira edição traz 28 produtores com 42 cafés inscritos concorrendo ao melhor café do município de Porciúncula e, consequentemente, a maior premiação no Estado do Rio de Janeiro.

Dos 28 produtores participantes, onze concorrem nas categorias café natural e despolpado, 19 na categoria descascado e 22 na categoria natural. Em relação ao último concurso, praticamente dobrou o numero de cafés participantes e aumentou em mais de 60% o número de produtores participantes.

Os cafés inscritos serão encaminhados para a empresa Caparaó Jr, sediada no Instituto Federal do Espírito Santo, onde serão realizadas medidas de umidade, análise sensorial e análise física dos cafés.

De acordo com o regulamento, serão classificados os cafés que obtiverem a umidade entre 10,5 a 12% e pontuar mais de 80 pontos na metodologia SCAA (Specialty Coffee Association of America) além da análise física, onde os profissionais de Q-Grader continuarão com os processos de avaliação dos melhores cafés de Porciúncula.

No dia 23 de setembro acontece a segunda fase, com a divulgação do resultado da 1ª etapa (eliminatória).

O III Concurso de Cafés Especiais de Porciúncula tem como realizadores a Prefeitura Municipal de Porciúncula, através das secretarias de Agricultura e de Cultura e Turismo, Escritório Local da Emater Rio, Pesagro Rio, Sebrae RJ e Sindicato Rural de Porciúncula, com apoio da ASCARJ (Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro, Coopercanol (Cooperativa dos Cafeicultores do Norte e Noroeste Fluminense), Mapa (Ministério da Agricultura) e patrocinado pelo Programa de Desenvolvimento do Agronegócio do Estado do Rio de Janeiro, Cresol e potenciais parceiros.

A organização da edição de 2022 tem buscado mais parceiros para realizar a maior premiação do Estado do Rio de Janeiro, bem como premiar o maior número de produtores, incentivando a produção de cafés de qualidade no município.

A grande final do III Concurso de Cafés Especiais de Porciúncula-RJ 2022 será realizada no dia 26 de outubro de 2022 no distrito de Santa Clara.

O evento terá apresentação de alguns dos melhores produtores de cafés de qualidade do Estado do Rio de Janeiro e uma feira com deliciosos cafés, artesanatos e outros produtos locais.

Rosimere Ferreira / Ascom PMP

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG