Arquivo VAGALUME

sábado, 29 de outubro de 2022

MIRACEMA: A TRADICIONAL LOJAS LEADER ENCERRA AS ATIVIDADES NA CIDADE

 

Imagem do anúncio de venda do imóvel na OLX.

Hoje os miracemenses lamentam o encerramento das atividades comerciais da tradicional Lojas Leader em Miracema, noroeste do estado RJ.

A tradição está registrada nos seus 71 anos de atividade, empreendimento que se iniciou na cidade mineira, Palma, vizinha a Miracema na década de 1950. Segundo informações de Beto Metri, começou como "Casa Nova", por isso um dos seus idealizadores era conhecido por Newton Casa Nova.



Ainda na década de 1950, o empreendimento, com o nome de "Bazar Leader" foi transferido para Miracema. Até o seu fechamento, continuava no mesmo local, na principal rua da cidade, centro histórico, Rua Marechal Floriano Peixoto (Rua Direita), esquina com a Rua Barroso de Carvalho.

Ainda como Bazar Leader a conheci em Miracema, na infância. O Natal das famílias miracemenses era feito nessa loja. Muitos empregos gerados por esse estabelecimento comercial, por décadas.



O imóvel está à venda no site OLX:
Miracema - Atenção Investidores! Rua Mal. Floriano, 73 Centro, da Cidade. Vendo loja + 2 andares, com 1016,47m², 15m de frente, excelente localização comercial. Alugada por R$40.000,00, contrato de 5 anos. Mercadoria igual a essa, não há! Venda:R$5.500.000,00.

As Lojas Leader, que por questões comerciais e de marketing, mudou de nome algumas vezes, sempre com a marca "Leader", ganhou o Brasil, tendo filiais em vários estados. A história completa do empreendimento e transformações  por que passou pode ser lida no jornal Dois Estados.

Lojas Leader, em Miracema. Publicado por Tadeu Miracema. Data provável entre fins dos anos 1960 e início da década de 1970.

A financeirazação, primeiro com a parceria com o Bradesco, depois com o Banco BTG Pactual, culminou com o fechamento da unidade em Miracema. Em algum momento, seus acionistas afirmavam que manter essa unidade era tradição da empresa, bem como havia um significado na história de vida de seus proprietários. Com a financeirização as razões de manutenção passam a ser o retorno financeiro.

Triste para os miracemenses, menos empregos, menos um comércio de alto nível, uma memória afetiva que se perde. Alguns culpam a política, no entanto, creio que esse destino estava fadado. As novas gerações pensam diferente. Nem tudo se sustenta, a não ser em local onde o dinheiro circula com maior fartura.]

Quanto à política, o local precisa identificar sua vocação e fazer a economia girar progressivamente para evitar esses acontecimentos. O fato é que, como dizia Marx, numa adaptação grosseira: "tudo o que é sólido se desmancha no ar".

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG