Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

MIRACEMA: REFLEXÕES E CIDADANIA

Por Mayara Brandão


Há um tempo venho me sentindo triste e desanimada com a maneira que estamos sendo guiados em nossa cidade e com o rumo que estamos tomando . Eu nunca gostei muito de sonhar, pq sonhar demais faz com que a idealizemos coisas "perfeitas" e sei bem que nada nessa vida é perfeito e que precisamos lutar muito, mas sempre fui uma pessoa com objetivos.. ser objetiva me impulsionou a lutar muito e enfrentar os desafios que a vida me sempre me impôs. 

Eu sempre trabalhei, qnd eu era bem pequena eu me lembro que fazia a unha da dona Vilma e do meu avô e eu ganhava 2,50 de cada... o que na época era um dinheiro que dava pra eu comprar uns lanchinhos no final de semana e assim eu segui. Trabalhava em salão enquanto meus amigos de escola se encontravam pra ver filmes e curtir as tardes depois da aula. Sempre gostei de me envolver em coisas para ajudar outras pessoas, não quero que pensem que sou perfeita, já errei, erro e tropeço muitas e muitas vezes. Mas jamais deixei de acreditar que meus objetivos seriam alcançados. 

Sempre vibrei a cada conquista pública de Miracema, me entristeci quando o hospital estava prestes a fechar e vibrei a cada conquista e a cada melhoria do hospital e de diversas outras coisas que nossa cidade alavancou. Sou conhecida aqui por estar sempre opinando, conversando e debatendo coisas públicas... Há quase 7 anos atrás eu acreditei muito que empreender aqui seria uma boa opção, trabalhei muito, na chuva, no sol, a pé, de bicicleta, carregando as vezes dois isopores com lanches e doces e trabalhar assim me proporcionou me conhecer melhor, me impulsionou a acreditar mais em mim, meu trabalho me trouxe clientes, mas também me trouxe amigos e reconhecimento profissional na minha área. 

Fui um pouco além, indo pra outra cidade maior e tendo oportunidade de ensinar dezenas de outras pessoas, aquilo que eu fazia aqui com tanta dedicação e luta. Adoeci de tanto trabalhar, tive uma crise de estafa pesada e outros problemas de saúde que quase me levaram dessa vida. Mas, continuei a acreditar e a ter foco no meu objetivo, mas no meio desse caminho eu me deparei com a desigualdade social em que vivemos, me deparei com perseguição, me deparei com pessoas que tem MUITO desejarem que quem tem pouco, não tenha NADA! 

E os últimos tempos, atrelados aos últimos acontecimentos de nossa cidade me fizeram enfraquecer e a duvidar se há futuro aqui. Eu me pergunto todos os dias se temos futuro profissional em Miracema e eu me entristeço todos os dias percebendo a dificuldade que estamos enfrentando. Não só os empreendedores, mas também aqueles que estudam, se formam e não encontram aqui oportunidades para trabalhar e alcançar um sucesso profissional sem precisar ir pra longe dos amigos e da família. 

Eu me entristeço ao ver comércios fechando ou quase fechando, pessoas desempregadas, endividadas e sem oportunidade de melhorar de vida em seu berço de nascimento e criação. Minha família toda é comerciante, tanto por parte de pai quanto de mãe... meu avô paterno era padeiro e rodava essa cidade inteira vendendo seus pães, minha avó paterna era lavadeira e era uma das melhores da cidade, sempre trabalhando e andando pra cima e pra baixo com suas trouxas de roupas limpas, engomadas e dobradinhas.

Hoje, eu olho o quanto trabalhei e investi para ter minha loja de doces e no fim tive que fecha-la pelo mesmo motivo que muitas lojas e comércios estão fechando nessa cidade. Mas acima de tudo me entristeço quando vejo que nosso povo não acorda. Na hora da mudança, é sempre mais do mesmo!

O que será de nós daqui um ano ou daqui a um mês? Quantos mais irão fechar as portas e ter que desempregar pessoas pq não existem planos bons pra nosso futuro? O que será de nós amanhã? O que será de mim e da minha família se não trabalharmos sem parar em troca do mínimo que uma pessoa pode ter que é comida na mesa ? Até quando?

Até quando quem quer mudança será taxado de oportunista ou até mesmo vai virar chacota enquanto quem está há anos e até décadas tendo a oportunidade de fazer uma cidade melhor cruza os braços e mesmo assim é enaltecido?

Sinceramente? É deprimente ! Compram fazendas, gados, carros luxuosos enquanto nós não temos certeza do amanhã, enquanto ficamos devendo a feira da semana, pq temos necessidade de alimentar, mas não temos nem recursos pra isso.

Eu amo minha cidade, sempre amei, sempre gritei isso aos quatros cantos. Sempre defendi quando amigos de outras cidades falavam que minha cidade era decadente... eu nunca quis acreditar nessas verdades que estavam bem na minha cara.

Sigo aqui, junto com minha família fazendo meus bolos, meus doces mas..., angustiada vendo o rumo econômico e social que Miracema se encontra, hoje acredito que fazer as malas e ir embora é a melhor opção, quando na verdade eu gostaria de ver pessoas chegando, ficando e crescendo.

Desculpem o desabafo, mas essas palavras estavam presas dentro de mim e eu sinto a necessidade de compartilha-las.

Queria muito não precisar me sentir assim por mim e por tantas outras milhares de pessoas que diariamente sentem o mesmo que eu tenho sentido.

Sinto muito por nós. Gostaria que fosse um textão de felicidade e orgulho como já fiz tantas outras vezes, mas ultimamente esses sentimentos estão bem distantes do meu coração Miracemense.

* Mayara Brandão é miracemense, cidadã consciente e participativa. Empoderada atua politicamente em situações de interesse coletivo, como recentemente fez importante pronunciamento na Câmara de Vereadores de Miracema a respeito do desabastecimento de água na cidade por parte da empresa Águas do Rio. É considerada por muitos, por seu perfil, atuação e manifestações públicas uma jovem com talento político na cidade.

O texto é uma postagem da rede social Facebook, mantivemos a forma.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG