Arquivo VAGALUME

domingo, 22 de janeiro de 2023

MIRACEMA: FIGURAS MARCANTES DOS CARNAVAIS

Foto do Carnaval de Miracema, 1980, do acervo de Gilson Coimbra. Nâo identificamos a pessoa que a acompanha.

Os carnavais de Miracema foram marcantes na vida de seu povo e dos visitantes que sempre se dirigiam para a cidade para curtir a maravilhosa festa de Momo. Nesse caminhar, pessoas ilustres marcaram presença na festa, inclusive nas magníficas escolas de samba.

Na GRES Unidos no Samba e na Cor, presidida pelo saudoso Calil Saluan Neto, uma senhora já madura era peça esperada entre a bateria. Dona "Merência", como era conhecida, desfilava anualmente como Rainha da Bateria.

Assim, mesmo longeva, dona "Merência" desfilou até seus últimos anos de vida. Um dia, encontrei com a Rute Gomes, sua filha, na Rua Santo Antônio, perguntei a ela: Dona Merência irá desfilar? A resposta foi imediata: Claro, se não desfilar ela morre, tem paixão pelo carnaval.

Dona Merência, cujo nome oficial é Emerência ou Emerenciana, faleceu há bastante tempo, mas como herança deixou o neto Luís Gomes, filho da sua filha Rute Gomes e do famoso Neném Padeiro, que bem jovem já iniciava na escola como puxador de samba. Primeiro cantou nos bailes da escola, realizados no Rink e depois passou a conduzir o samba-enredo da escola, no lugar do antigo puxador de samba Zé Moranga.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG