Arquivo VAGALUME

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

CURIOSIDADE: CAUSOS SOBRE A ORIGEM DO HOSPITAL DE MIRACEMA

Há alguns anos, por pura impossibilidade dessa blogueira, decidimos parar com esse blogue, mas não o tiramos do ar por conta de inúmeros pedidos de leitores e colaboradores, para que não perdêssemos os registros aqui realizados.

Primeiro criamos um blogue para divulgar a iniciativa denominada "Logradouros de Miracema", que resultou em inúmeros volumes feitos livremente, sob a coordenação de Luiz Carlos Monteiro, engenheiro ferroviário aposentado, que através das vias urbanas da cidade de Miracema, ruas, vilas, travessas etc. e seus patronos, tentou resgatar, pela história oral, escrita e através de troca de imagens e bate papos virtuais, com colaboração inclusive de alguns historiadores e genealogistas, parte da história da cidade e da genealogia das famílias miracemenses. Tudo isso feito sem um centavo, apenas com colaborações espontâneas. Um trabalho não muito oficial, desprovido de certas burocracias editoriais e, que talvez por isso, seja de tão grande importância.

Com o tempo, criamos este blogue e encerramos aquele, para que pudêssemos dar mais multiplicidade aos temas e ainda assim continuássemos contribuindo na divulgação e captação de informação para lougradouros. Mas, também, para divulgar nossa terrinha e região, que à época, mais ou menos, 2005, era desprovida de meios de comunicação, sobretudo na internet.

Um dos exercícios que mais praticamos aqui foi a divulgação de fotografias, recentes e antigas, o que às vezes agitava o espaço na identificação de locais, fatos, eventos e personagens, de forma dinâmica e coletiva neste blogue.

No entanto, como o blogue ficou aberto, volta e meia, o dedilhado da blogueira não se contém. Muito menos, quando acaba de conhecer uma fotografia que se encaixa nessa postagem abaixo, de maio/2009, do colaborador do blogue da época, Dr. Carlos Sérgio Barbuto, que nos narrou com fotos os fatos e locais que levaram à origem do Hospital de Miracema.

1938: Dr. Sylvio Freire e família em sua primeira residência em Miracema, ao lado da farmácia e consultório médico, na Rua Dr. Monteiro. Acervo do neto: Sávio Freire Bruno. Postada no Facebook por Tadeu, do Blog Tadeu Miracema, no grupo Em Miracema e no Cinema, em 11-dez-2019.


Como se verifica da postagem original a seguir, foi nesta residência onde a ideia da necessidade de se construir um hospital em Miracema surgiu e por isso, julguei importante reconstruir essa postagem com a fotografia nova, que além do registro do local à época, mostra também o Dr. Sylvio Freire, com sua família, um cantagalense que tanto contribuiu para os progressos da nossa terrinha.

POSTAGEM ORIGINAL





O que tem a ver esta escada e esta casa com a fundação do Hospital de Miracema?


Por ela subiam os pacientes para o consultório do Dr. Sílvio Freire que ficava no andar de cima. Esta casa fica na Rua Dr. Monteiro, 25 em frente ao Reinaldo do Marcelino.


Seu consultório ficava no andar de cima da casa da foto.

Acontece que um paciente com "barriga dágua" (ascite) necessitava de ser tratado através de punção abdominal, mas ele estava muito pesado e a escada era e é muito estreita. Por ser muito estreita não conseguiram levar o paciente para o andar de cima. Consta que o médico responsável pela Casa dos Pobres não permitiu que o tratamento fosse feito lá porque o paciente não lhe pertencia, veja só!

Daí surgiu a Idéia de se construir um Hospital. E foi construído.

Esta casa existe até hoje, a escada também. Com permissão especial dos moradores atuais fiz estas fotos.

Curioso não?

Obs - Muitos colaboraram na construção do Hospital de Miracema, mas o grande idealizador e batalhador foi o Sr. Ninico Moreira.

Texto e fotos: Dr. Carlos Sérgio Barbuto.

Postagem original, 10-maio-2009, às 10h59min.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG