Enviada ao blogue pelo colaborador vagalume, Carlos Sérgio Barbuto. A praça ainda sem o JI Clarinda Damasceno (que é de 1934) e sem a mureta da Pça Dona Ermelinda. |
![]() |
Início do séc. XX, década de 1930. Observa-se ao fundo, construções ainda existentes. |
Primeira metada do séc. XX, álbum de família "Dona Brasileira". Foto: Schueller. |
Fonte: Anuário do Estado do Rio de Janeiro, 1949. Foto Schueller. Enviada ao blogue pelo blogueiro de São João da Barra-RJ, André Pinto. |
![]() |
Década de 1960. Foto: Gemino. |

Postada originalmente neste blogue em 27/05/2009, às 11:21, sem a segunda fotografia.
7 comentários:
Muito legal as fotos envidas da Praça pelo Carlos Sérgio.
Com são lindas as praças. Por aqui em Blumenau, temos muito pouca. Era cultura do empresários, poucas praças para os empregados não ficarem muito tarde e ir cansadoo para o trabalho no outro dia. Esa cultura fez com que hoje podemos contar nos dedos nossas praças.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da História em Blumenau
Adalberto,
Essas fotos são de uma mesma praça, bem no seio da cidade, onde o povoado começou sua história nos idos da década de 40 do século XIX. Chama-se hoje Praça Ary Parreiras, já foi conhecida por Praça da Matriz, pois fica bem embaixo, em frente à Igreja Matriz de nossa terra, que outra beleza rara.
Essa praça foi reformulada na década de 60, do século passado, onde inseriram nela a imagem de uma mãe com um filho no colo, daí ficou conhecida por Praça das Mães.
Na década de 80, sofreu outra reforma (é a segunda foto), mas no ano passado, ela foi reformulada, nos moldes originais, da década de 30, com verba do Ministério do Turismo, para revitalizar nosso centro histórico. Mas, a imagem da mãe e as palmeiras imperiais permaneceram...
É uma bela praça, de outras que temos também, nossa cidade é mesmo encantadora... Vale a pena conhecer...
Conheci Blumenau em 2003, no mês de dezembro e também é uma cidade encantandora, que preserva sua história e de seus colonizadores... Fiquei super encantada.
Agora, o que me chamou a atenção foi a educação das pessoas e a limpeza das ruas.
Cheguei a conhecer os enfeites de natal e também um pouco dos produtos agrícolas e rurais de Gaspar.
Falta fotografia, da reforma da época do PREFEITO JAMIL CARDOSO.
Falta fotografia, da reforma da época do PREFEITO JAMIL CARDOSO.
Perfeitamente, anônimo! É a praça dos meus tempos de criança, a da reforma do J Cardoso. Só que infelizmente não consegui foto dessa época. Se vc tiver, envie para o email do blogue, divulgaremos a seguir.
Amiga Angelina
Que bela história.
Parabéns.
Sobre ela há algo mas em LM (I) - Capírulo APP.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Quando da inauguração da PRAÇA pelo saudoso JAMIL CARDOSO, eu me encontrava ao lado da parteira dona NAIR VILAÇA. Vi a FOTO, mas hoje, não sei com quem se encontra.
Postar um comentário