É com muita tristeza que tomamos conhecimento da possibilidade de fechamento do Jornal Gazeta Mercantil. Trata-se de um dos melhores jornais da categoria, com 89 anos de existência.
O fato é que foi divulgado no Portal Imprensa (veja aqui), em matéria do jornalista Eduardo Neco, a quase certeza dessa notícia. Tudo agora dependerá de acordos e negociações, mas que pelo visto não se confirmarão, depois dessa exibição da CBM (Companhia Brasileira de Multimídia), - leia aqui - que não mais tem responsabilidades sobre a exibição do jornal.
Sabemos que não é um jornal de massa, ao contrário tem um público bastante seleto. Mas, com certeza atendia com alto grau de satisfação esse público-alvo.
Os motivos que levaram a esse triste fim, que só trará prejuízos à sociedade brasileira a nível de informação de qualidade, serão conhecidos. Basta que acompanhemos o tema.
HISTÓRIA
Só para ilustrar, reproduzimos o trecho da matéria do Portal da Imprensa, sobre a história desse jornal.
"Fundado em 1920 como um boletim diário de mercado, a Gazeta Mercantil fez história no Jornalismo brasileiro como a publicação mais tradicional sobre economia e negócios.
Dirigido por vários anos pela família Herbert Levy, uma crise financeira fez com que o controle acionário da publicação passasse para as mãos do empresário Nelson Tanure, da Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), também proprietário da Editora Peixes e do Jornal do Brasil.
Segundo o último levantamento auditado pelo IVC, realizada em Julho de 2007, a tiragem do jornal era de 70 mil exemplares."
Um comentário:
Postar um comentário