O livro Direitos Humanos – 2008: A Realidade do País nos 60 Anos da Declaração Universal, foi lançado em São Paulo na quarta-feira, dia 4. Produzido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da Republica (SEDH), a obra contém, em 285 páginas, a memória dos 60 anos dos direitos humanos no Brasil, apresenta os problemas e o que está sendo feito para melhorar a situação. O livro fora lançado em Brasília em 26 de maio e, dois dias depois, no Rio de Janeiro.
De acordo com o ministro-chefe da secretaria especial, Paulo Vannuchi, a educação em direitos humanos é o eixo central da publicação. “Este é o ano da educação em direitos humanos, que deve ser promovida desde a pré-escola. Não podemos prescindir do papel da mídia nesse processo”, disse.
Considerada a relevância do papel da escola, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação fortalece a agenda da educação em direitos humanos, em conjunto com a secretaria especial. As ações do MEC estão voltadas para a formação de profissionais da educação básica e a produção de materiais didáticos e paradidáticos a serem utilizados em sala de aula. Além disso, é estimulado o fortalecimento dos centros de referência em educação em direitos humanos nos instituições de educação superior, na forma de núcleos de estudos e pesquisas ou de sites com referências bibliográficas, grupos de discussão e artigos.
Para alcançar esse objetivo, são repassados recursos às instituições, que devem estar articuladas com as administrações municipais e governos estaduais.
A publicação, gratuita, está disponível para download na página eletrônica da SEDH.
Do Boletim do Gov. Federal - "Em Questão".
Nenhum comentário:
Postar um comentário