Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 29 de julho de 2009

ATENÇÃO PRODUTOR RURAL DE MIRACEMA: PROJETO CANA FORRAGEIRA

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário de Miracema (SEMAMDA) lançou nesta quinta - feira 23/07, no Centro Cultural Melchíades Cardoso, o Projeto Cana Forrageira, com o objetivo de atender aos anseios dos proprietários rurais com relação a alternativa de alimentação do rebanho leiteiro nos períodos de seca e ainda aumentar a renda do produtor rural.

O Projeto conta com a parceria do Sindicato Rural e da Cooperativa Agropecuária de Miracema cada qual dando sua contribuição para incentivar a produção leiteira no município e melhorar a qualidade de vida do produtor rural.


Nessa primeira fase do Projeto foi realizado um sorteio com os presentes, onde ficaram definidos os primeiros 20 beneficiários que terão que atender alguns requisitos básicos e dar em contra partida mão-de-obra em todas as fases do projeto, confecção de cerca em torno do canavial e principalmente a realização de exames de brucelose e tuberculose do rebanho leiteiro a cada seis meses, entre outros. Os interessados devem procurar a SEMAMDA, a COOPERATIVA ou o SINDICATO RURAL, para obterem maiores informações.
O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, Emerson Pereira, agradece a presença de todos e diz que:

“o Projeto foi pensado para atender ao angustiante período de seca e que a Secretaria e seus técnicos estão trabalhando para ampliar a agricultura no município e assim desenvolver a cidade como um todo”.


Informações da SEMAMDA de Miracema-RJ


5 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei sabendo do blog através do amigo Miguel. Parabéns aos idealizadores.
Pablo Calor

Miguel Angelo Filho disse...

Pablo, qual Miguel? kkk...

Anônimo disse...

Vc Miguel. Não se lembra? Na ponte, ia caminhar...
Pablo Calor

Miguel Angelo Filho disse...

Pablo eu só estava de zoeira, porque Miguel agora em Miracema tem de sobra. Nunca tive tantos xarás.
Blog Vagalume, eu participei do sorteio, foi muito bem explanada as condições e objetivos do projeto, que eu, como produtor rural torço muito para dar certo, como deu o do primeiro mandato do PV em 1997/2000. Fiquei satisfeito com as explanações da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário através do Emerson e do Joseph Sardinha, da Cooperativa Agro Pecuária de Miracema através do nosso presidente Carlos Ramon e Sindicato Rural de Miracema, com o também presidente Heloísio Amorim Machado Júnior. Não entendo até hoje como um projeto como o antigo que citei anteriormente, criado pelo saudoso doutor WALQUER, não teve continuidade e cobrança de ambas as partes. Mas vamos ao presente e futuro. Minha única preocupação é com esses exames de BRUCELOSE E TUBERCULOSE semestrais. Tenho de dizer que o EMERSON em todas as questões ele perguntou se havia dúvidas e/ou perguntas, deixando um clima DEMOCRÁTICO. Mas vindo para casa me perguntei qual seria o critério sobre esses exames, com relação a preço, pois imagino que não ficaria por menos de R$10,00 cada um por vaca. Embora eu não tenha sido favorecido, ou melhor, sorteado venho ainda passar para todos que tudo correu com a maior seriedade possível. Esses tipos de exames só são feitos por aqui, e em todo lugar, quando compramos ou vendemos animais, se bem que é uma exigência para se conseguir o GTA ( guia de trânsito de animal). Nessa dúvida deixo uma pergunta no ar aos homens de frente do projeto, idealizadores. O PRODUTOR RURAL DEVERÁ APRESENTAR ANTES DO TRATOR ENTRAR EM SUA PROPRIEDADE O PRIMEIRO EXAME DE TUBERCULOSE E BRUCELOSE AOS IDEALIZADORES, PARA ASSIM TEREM A APROVAÇÃO? E O CASO DE ARRENDATÁRIOS?
Acho, ou melhor, penso eu que as exigências para se enquadrar no perfil são ótimas, pois terá um custo para o produtor, DOENDO no bolso, não deixará os canaviais acabar como os outros acabaram. E até alerto para os idealizadores do projeto para fiscalizarem mesmo, pois da outra vez, no segundo mandato do PV os sorteios aconteciam em setembro e só 8 meses depois os tratores chegavam no local do plantio, desanimando os produtores. e muitos desses, quando chegavam na época de repassar aos produtores do segundo sorteio, já tinham usado todo o canavial. Digo isso, pois na vez que eu teria de doar 30% do primeiro corte pra sorteados, doei 60% os dois anos, como para mim, seria de ótima valia, pois não sobraria cana velha para o ano seguinte. Voltando aos preços dos EXAMES DE BRUCELOSE E TUBERCULOSE, imagino como ficaria produtores sorteados naquela noite com mais de 100 vacas, deveria ter uns 3 que não vou citar nomes, os exames ficam tão caros que é mais barato pro produtor fazer por conta própria, como já me disse um deles. Mas devemos nós produtores ver o lado melhor das coisas. Hà uns 3/4 anos atrás o percentual de brucelose e tuberculose no município era de 4% a 6% segundo pessoas do RAMO me passaram e no ano de 2008 já chegou a 24% do nosso rebanho. Então primeiramente devemos parabenizar os idealizadores por pensarem tb na sanidade de nosso rebanho. Bem fico por aqui...parabéns ao blog pelo tópico, e aos idealizadores e parceiros, principalmente ao Emerson pela iniciativa e por fazer Miracema acordar para uma secretaria que tem tudo para dar certo, mas há um bom tempo não funcionava.

Anônimo disse...

É Miguel fiquei sabendo hoje dos " MIGUÉIS" que existem em Miracema e confesso que fiquei surpreso.
Pablo Calor Nunes

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG