Arquivo VAGALUME

domingo, 18 de outubro de 2015

FESTIVAL DA CANÇÃO DE MIRACEMA: HISTORIETAS

Muita gente pensa que o orkut é pura futilidade. Isso é muito relativo, basta saber usá-lo. Conversando com um amigo, na Comunidade de MIRACEMA-RJ, ele nos contou sobre oFESTIVAL DA CANÇÃO DE MIRACEMA.
TUDO COMEÇOU NO DIA 29/8/2005, quando elegemos o amigo e miracemense Gilson Coimbra para contar as histórias dos festivais de Miracema:
"VAMOS MOVIMENTAR ESSA COMUNIDADE! 29/8/2005 17:55
Gilson, você foi escolhido para contar as antigas histórias do festival."

Essa brincadeira orkutiana (risos) resultou nisso aqui. (clique para ler a postagem anterior) Esse trecho que identificamos como "Parte I" foi capturado de uma postagem feita no antigo blog.
Hoje nos deparamos com um e-mail com toda a postagem e apresentamos a vocês a outra parte:

 Parte II




Letra da música "Côres Vivas", campeã do Primeiro Festival Estudantil da Canção Popular de Miracema - 1969.

"Pra encerrar, vou contar um caso sobre o IIIºFestival. A liberação pela Censura Federal de uma das músicas classificadas. É...tinha isso.
Eu fui o encarregado de liberar as músicas na Censura Federal (1972). Existia uma música, de nome original "Pô!...Arrego!!!", de autoria de um rapaz acho que de Itaperuna, que a censora não liberou. A senhora riscou toda a música...de cara o nome por causa do "PÔ". Ela não admitia. Vejam os cortes (vou colocar os pedaços aqui):

"...sexo...plexo...complexo" (não podia falar sexo)
"... que beleza!..."não existe mais tristeza"... água e pão por sobre a mesa, requeijão de sobremesa" (segundo ela "pão e circo" da ditadura militar...não podia).
"....é a princesa entrando na igreja aos empurrões..."
"....muitos prendem, uns se vendem, uns se rendem, uns se entendem, uns atendem..." (nada disso podia)

Todo o refrão:

Pô! Arrego!, que vida mais agitada
Não existe mais sossego
Me salva ó minha amada!

Gastei todo meu latim (que nunca estudei) para convencer a jovem senhora (que até hoje não sei o que era....delegada...censora...simples funcionária) pra poder receber o carimbo de 'APROVADA'.
Eu consegui mas mesmo assim ela ainda mudou o nome da música...tirou o P e a música ficou com o nome "Ô! ARREGO!". Vejam só....rsrsrsrs

Ô galera desculpem 4/9/2005 13:34
o caso aí de cima foi em 1971 (IIIº Festival) e não em 1972. É a idade."

(Por Gilson Coimbra)

"Gilson muito obrigada! 5/9/2005 19:10
O que queremos é que as pessoas saibam o que é o Festival da Canção de Miracema, o que significa para a sociedade miracemense. A juventude atual não entende o significado.
Temos algumas declarações de jornal de Wilder Alvim e Cagiano que prestaram informações que só os participantes conhecem. Obrigada pelas informações, para mim desconhecidas e creio que para grande parte dos miracemenses."
Angeline Coimbra


Postagem original de 10set2009. Incluímos a segunda parte da música Cores Vivas, vencedora do primeiro festival de Miracema. Atendo aqui ao pedido do amigo Passarinho (Bebeto Alvim).

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG