Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

NOTÍCIAS DA ALERJ

ITAGUAÍ PODERÁ INTEGRAR REGIÃO METROPOLITANA

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta quarta-feira (23/09), em primeira discussão, o projeto de lei complementar 26/09, que inclui Itaguaí entre os municípios pertencentes à região Metropolitana. Ele altera a lei complementar 87/97, que dispõe sobre a composição, organização e gestão da região. Segundo os autores do projeto, deputados Paulo Ramos (PDT) e Pedro Fernandes (DEM), a alteração busca adequar a delimitação à realidade socioeconômica do município, atualmente pertencente à região da Costa Verde. "Que tem sua economia ancorada na vocação turística, o que não ocorre com Itaguaí, que, cada vez mais, se solidifica como um pólo empresarial, focado em atrair este tipo de investimento", diz um trecho da justificativa assinada pelos parlamentares. O texto ainda voltará em segunda discussão.


ALERJ TERÁ FRENTE PARA REFORMA DA CULTURA

Uma frente suprapartidária para estudo das leis, tributárias e trabalhistas, da área da Cultura no estado. Foi o que a Assembleia Legislativa do Rio aprovou, em discussão única, na forma do projeto de resolução 988/09, nesta quarta-feira (23/09). O grupo, sem limite de participantes, foi proposto pelo deputado Alessandro Molon (PT) atendendo a uma solicitação do movimento Reforma da Cultura Brasileira – Recultura. "Trata-se de uma reivindicação da sociedade civil, do Recultura, que reúne uma centena de entidades que propõem uma revisão na legislação", disse Molon, que preside a Comissão de Cultura na Alerj.
De acordo com o texto aprovado, a adesão à frente, facultada a todos os deputados, poderá ser solicitada no prazo de 30 dias após a promulgação da resolução. Passado o prazo, os nomes dos membros serão publicados no Diário Oficial. A frente não terá ônus para a Alerj e suas reuniões serão publicas.

LEI QUE ISENTA PAGAMENTO DE SEGUNDA VIA DEVERÁ SER DIVULGADA

A Lei 3.051/98, que estabeleceu a gratuidade de segundas vias de documentos roubados, poderá ganhar um canal de divulgação. A Assembleia Legislativa do Rio votará nesta quinta-feira (24/09), em primeira discussão, o projeto de lei 2.369/09 que tornará obrigatório aos órgãos públicos a afixação de cartaz visível com a íntegra da lei. A ideia é do deputado Caetano Amado (PR), para quem o anúncio garantirá a aplicação da lei em vigor. "Com a aprovação do projeto, a população poderá se valer de um direito já existente, mas que poucos sabem da sua existência", diz o parlamentar.



PROJETO PROÍBE COMPRA DE PAPEL BRANQUEADO A CLORO 


A Assembleia Legislativa do Rio votará, em primeira discussão, nesta quinta-feira (24/09), o projeto de lei 434/07, que veda a compra, pelo Poder Público estadual, de papel que contenha cloro molecular. A proibição, que busca desestimular o uso do cloro no branqueamento – método muito poluente – deverá ser observada em todos os editais de licitação e cartas-convite divulgados pelas entidades e órgãos da administração estadual. "Parte da indústria da celulose causa enormes prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população, não só pela geração de Dioxina, que é um pó químico produzido pelo homem sendo considerado um dos mais tóxicos e cancerígenos do mundo, mas também pelo processo de branqueamento da pasta de celulose com o uso de cloro", aponta o autor, deputado Altineu Cortes (sem partido), na justificativa ao projeto, onde ele diz ter se inspirado em lei municipal da vereadora Aspásia Camargo (PV).


Informações da ASCOM da ALERJ.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG