Arquivo VAGALUME

sábado, 19 de setembro de 2009

PACTO AMBIENTAL MOBILIZA ESTADO PARA O "DIA C – Carbono Zero Rio 2016”


Um grande pacto socioambiental para a restauração da Mata Atlântica está sendo articulado pelo Governo do Estado do Rio, envolvendo estudantes, prefeituras, ONGs, empresas e demais entidades da sociedade civil. A mobilização consiste na realização de ações, em diferentes pontos do Estado, que vão marcar o Dia da Árvore, em 21 de setembro.
Batizado de “Dia C – Carbono Zero Rio 2016”, o Estado vai realizar atividades com objetivos importantes: comemorar o primeiro ano do projeto Contador de Árvores da Mata Atlântica, da Secretaria de Estado do Ambiente; abater a emissão de gases que causam o efeito estufa que a candidatura do Rio 2016 gerou, e fazer o maior plantio simultâneo árvores da Mata Atlântica dentro de um só Estado: 46 mil mudas em um único dia como meta inicial.

“Dia C”
Todas as prefeituras do Estado do Rio foram contatadas e cada uma ficará responsável pelo plantio simultâneo e voluntário de pelo menos 500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, somando o plantio de 46 mil mudas somente em um dia. Batizado de Dia do Clima ou simplesmente “Dia C”, o objetivo principal é unir todo o Estado numa luta conjunta a favor da biodiversidade, das águas e contra as mudanças climáticas e o aquecimento global.

"Carbono Zero – Rio 2016”
A neutralização dos gases emitidos pela candidatura do Rio 2016 também será feita em várias instalações esportivas dos Jogos, incluindo X-Park, um parque de esportes radicais, na região de Deodoro, que irá unir a prática esportiva, desenvolvimento urbano e a preservação do meio ambiente em uma das áreas mais carentes do Rio. O projeto de Jogos Olímpicos Rio 2016 prevê o abatimento de todas as emissões durante a operação do evento.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Ambiente, lançou, no ano passado, o projeto-piloto do Parque do Carbono no Parque Estadual da Pedra Branca, a maior floresta urbana do mundo. Situado entre Vila Valqueire, em Jacarepaguá, e em Campo Grande , com 12,5 mil hectares de área, o parque foi escolhido por ser a unidade mais devastada do Estado.
- Através do projeto Parque do Carbono, pretendemos efetuar o plantio de 6 milhões de mudas nos parques estaduais até 2010, em parceria com a iniciativa privada. Só na Pedra Branca, o reflorestamento será feito com 3,5 milhões de árvores – explicou a secretária Marilene Ramos. Pelo Projeto Parque do Carbono, a Unidade de Conservação da Pedra Branca foi dividida em 153 módulos de até nove hectares, que serão oferecidos a empresas e instituições.
Em Setembro do ano passado, a Secretaria do Ambiente lançou o “Contador de Árvores da Mata Atlântica”. Até o dia 26 de agosto, o “Contador de Árvores da Mata Atlântica” contabilizava 3.044.765 mudas plantadas no Estado do Rio de Janeiro.

Da Ascom da Secretaria do Ambiente, divulgado pelo "Noroeste On Line"


Imagem: André Alvim, www.morroazuleventos.com.br - um flagrante da pré-primavera miracemense. A florada de um ipê amarelo.

Um comentário:

Juliana Rodrigues disse...

A Prefeitura de Miracema estará nessa, inclusive na segunda dia 21, o prefeito assinará o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário em parceria com a Secretaria de Educação fará o plantio de diversas mudas no Parque e em outras áreas do município.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG