Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

“MINHA TERRA TEM PALMEIRAS... AINDA ”




Marcelino Tostes Padilha Neto 


Seria bom se um dia eu pudesse contar aos meus filhos toda a estória que as palmeiras da Pça D. Ermelinda contaram a mim e a gerações passadas. Interessante é que a gente começa ouvindo-as ainda pequenos, balançando no parque, fazendo zigue-zagues em velocípedes ou simplesmente repousando recostados nas pequenas mesinhas do "Clarinda Damasceno". Naquela época sonhávamos alto, sonhávamos verde, sonhávamos vento.
Lembro-me das vezes em que a D. Titina nos perseguia das fugas da sala de aula e, no meio do jardim, brincávamos de pique-esconde nos troncos destas árvores. Depois, já nos vendo maiores, testemunharam grandes conversas de amigos, de namoros, a descoberta do sexo, a do primeiro cigarro, a de pequenas greves que deixavam D. Oraide de cabeça quente no "Deodato Linhares". E todas as tramas que eu e o Arthur programávamos para a Escola eram decididas ali. E sempre sempre elas estavam ali.
Silenciosamente cúmplices; suas copas embalavam sonhos, traçando no céu azul dos dias ou estrelado das noites, perspectivas de vida. Eram apóstolos posicionados em torno da ceia que saciava de sede e fome nossos anos dourados. Vendo-as assim, perfiladas em procissão, chego a pensar que estão conscientes da comunhão perfeita com a história de nossa terra; mesmo fixas, percorreram longos caminhos livres, altaneiras. altivas, servindo de cartão postal a governos libertários e idealistas, autoritários e empreendedores, corruptos e nepotistas. Receberam sóis escaldantes e brisas refrescantes, noites de lua cheia e tempestades de granizo. Respiraram profundamente o néctar das Rainhas da Noite.
Palmeiras, seus troncos corroídos pelo tempo, pelas pragas, pelos açoites, mostram muitos de nossos sonhos também corroídos, espreguejados, açoitados. Vossa beleza e decadência convivendo de forma tão harmoniosamente poética, servem-nos de lição de vida para a estória que um dia contaremos às próximas gerações.


(Miracema, 03 de maio de 1989 - Jornal MiracSementes - uma publicação com temas ecológicos distribuídos naquele aniversário de Miracema)

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG