O Fórum Empresarial de Rochas Ornamentais promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) ocorreu nesta quinta-feira (22), no Centro Cultural Melchíades Cardoso, em Miracema. Na oportunidade, foi debatido o “Projeto Estruturante da Cadeia Produtiva de Mármores e Granitos do Estado do Rio de Janeiro”, com o objetivo de qualificar os empresários do setor e criar uma identidade para os produtos de mineração e marmoraria do Noroeste Fluminense, valorizando o produto desta região.
Segundo os organizadores do fórum, a atividade com rochas ornamentais (mármores e granitos) cresceu 4,7% e o Noroeste é rico nesse tipo de pedras. É preciso desenvolver os elos da cadeia produtiva do setor, em especial as micro, pequenas e médias empresas, através de estratégias de inovação, capacitação, acesso a mercados e meio ambiente. Assim, melhora-se a competitividade e sustentabilidade do setor, com maior valor agregado.
Além disso, explicaram os debatedores, devem ser feitas parcerias com os complexos industriais, organizações virtuais e parques ecológicos, que são redes de cooperação produtiva. Assim, as empresas da região poderão participar dos próximos grandes investimentos no Estado do Rio, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Participaram do Fórum em Miracema, entre outros: o Prefeito de Miracema, Ivany Samel; o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Miracema, Ivanildo Calor Samel, o presidente do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), Flávio Erthal, que representou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno; o presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Rio de Janeiro (Simagran-Rio), Mauro Varejão; o gerente do Sebrae, Renato Regazzi; e o representante do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Sidney Martins.
Informações e imagem da ASCOM da PMM - www.miracema.rj.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário