Imprensa internacional sobre a vitória do Rio
Veja o que as páginas esportivas dos jornais europeus dizem um dia após a escolha do Rio para sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
. Espanha
La Vanguardia (Barcelona): "Lula bate Madri. O Rio derruba o sonho olímpico de Madri. Madri salva a honra, mas está aí com uma dívida de 7 milhões de euros".
. França
Le Parisien: "O Rio vai entrar para a história [...] As vantagens da cidade são conhecidas: extraordinárias condições naturais, o apoio de todo o país e de seu líder, e uma economia que está entre as dez principais do mundo. Resta esperar que sete anos sejam suficientes para recuperar atrasos na infraestrutura, que é um ponto fraco".
. Holanda
De Telegraaf: "A decisão deixou uma coisa bem clara: uma candidatura aos Jogos Olímpicos necessita de muito apoio, inclusive dos altos escalões. Um apoio não só do mundo do esporte e da população, mas também dos governos e dos representantes das monarquias. Esta foi, acima de tudo, a lição deixada pelo nível extraordinariamente alto das candidatas Rio de Janeiro, Madri, Tóquio e Chicago. Nunca antes tantos chefes de governo, membros da realeza e ministros participaram de uma decisão olímpica como em Copenhague".
. Itália
Corriere dello Sport: "Lula triunfa. O Brasil será o primeiro país sul-americano a sediar os Jogos. Para a América do Sul, esse é um momento mágico. O Brasil passa por uma fase fantástica, o país tem uma economia sólida e dinâmica. Lula conseguiu superar muitas dificuldades em prol do sucesso da cidade brasileira".
. Ucrânia
Sports: "O carnaval brasileiro eliminou Madri e Tóquio. A concessão dos Jogos Olímpicos ao Rio de Janeiro é uma prova do prestígio do Brasil e de que o país desempenha um papel cada vez mais importante no mundo".
. Polônia
Rzeczpospolita: "O Rio foi a escolha do coração e da razão. Venceu o projeto mais magnífico e mais romântico".
Do blog "Brasil, mostra a sua cara!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário