"O sucesso da campanha eleitoral de Barack Obama, atual presidente dos Estados Unidos, teve a internet como uma poderosa aliada na arrecadação financeira e na comunicação com os eleitores pelas mídias sociais. Com a web, os processos eleitorais ganharam novas possibilidades a partir das tecnologias de comunicação, que inserem um novo paradigma no cenário político.
Para discutir essa questão, a sétima edição do Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea (CECC), organizada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-RJ), em parceria com a Globo Universidade, convidou o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) e outros especialistas para um debate, na segunda-feira, 26 de outubro, no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon. Cumprindo o quarto mandato consecutivo em Brasília, o político desenvolveu uma campanha com forte presença na web, no ano passado, quando foi derrotado na disputa pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro."
Destacamos abaixo os principais pontos da opinião de Gabeira:
-Gabeira vê a web como a redenção do mais fraco. “Minha impressão sobre a era digital no campo da política é muito positiva, no sentido de que ela amplia a participação, o desejo de transparência e a necessidade de prestação de contas”, disse o deputado.
- “É uma ilusão achar que a internet é uma varinha mágica e que qualquer pessoa que entra se torna imediatamente objeto de adoração. Isso só é possível a partir da existência de um conteúdo e de uma pessoa que encarne essas aspirações”, alertou.
- Outro ponto de transformação na maneira de fazer política na era digital é com relação à transparência da gestão pública. Para o deputado, essa é uma novidade para o político brasileiro. “A mentira é rapidamente detectada e prepara o político para algo que não existe no Brasil: a prestação de contas. Imagino que muitos serão destruídos nesse processo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário