O Departamento Municipal de Defesa Civil de Itaperuna realizou uma palestra sobre as mudanças climáticas e os respectivos impactos. A palestra aconteceu na Faculdade Redentor e no início foi mostrado um vídeo abordando as mudanças climáticas e como tudo isso influi no planeta, principalmente no meio-ambiente, alterando significativamente nosso cotidiano.
De acordo com o Ten. Cel. Douglas Paulich, secretario Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública de Italva, a população tem que se mobilizar o mais rápido possível, pois a situação tem se agravado muito.
“Tudo que fazemos ao meio-ambiente, temos algum tipo de retorno. Estamos prejudicado muito o nosso planeta de uma forma muito violenta e ele tem reagido através de geleiras que estão se derretendo, temperaturas absurdas, enchentes, desastres, furacões e muito mais”.
Neste ano, a população da cidade de Itaperuna sofreu com quatro enchentes em 25 dias. “Foi a primeira vez que isso aconteceu em anos. Precisamos tomar medidas imediatas. Não podemos ficar esperando o pior acontecer para agir”, comenta Paulich.
Existe a necessidade de haver uma interação entre as cidades que sofrem com os problemas das cheias no sentido de ampliar as possibilidades de informação. “Por exemplo, uma cidade vizinha comunica a outra como está o nível do rio, quanto já subiu ou se já abaixou. Esse tipo de coisa ajuda muito o nosso trabalho, pois toda informação é essencial. Fica muito difícil evacuar uma área sem o mínimo de informação suficiente”, adverte.
Outras informações podem ser obtidas na Defesa Civil de Itaperuna, através do telefone (22) 3824 6334 ou através do e-mail: defesacivil@itaperuna.rj.gov.br
Informações do Jornal "Repórter On Line"
Nenhum comentário:
Postar um comentário