Foto: Pádua, divulgação.
As denúncias que foram feitas dando conta de problemas nas obras de reconstrução de Cambuci e de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste fluminense, não foram confirmadas pelo presidente da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Rio criada para averiguar a aplicação de R$ 20 milhões doados às 20 cidades inundadas no último verão, deputado Luiz Paulo (PSDB). “As obras estão todas bem desenvolvidas. O destino dos recursos está claramente identificado, e não restam dúvidas de que a doação foi muito bem investida na reconstrução dessas cidades; principalmente em Pádua, pois o município está seguindo à risca o cronograma de intervenções”, comentou o tucano, que visitou as duas cidades nesta sexta-feira (04/12). O parlamentar revelou que, no caso de Cambuci, recebeu muitas queixas da população, mas que, “visualmente, as ruas estão bem asfaltadas e em bom estado”.
A visita começou justamente por Cambuci, onde, antes de percorrer vias e verificar construções na cidade, o presidente da comissão reuniu-se com técnicos da prefeitura que lhe apresentaram os dados orçamentários do município. No caso de Santo Antônio de Pádua, as principais denúncias eram sobre atrasos na conclusão das obras. “Pádua foi o município mais duramente atingido pelas águas do Rio Pomba, que, em alguns pontos, subiram até cinco metros. A obra mais importante era a recomposição de uma ponte metálica que cobre o leito do rio, e a obra está praticamente pronta. Quando fomos lá da primeira vez, estava tudo começando e, agora, vemos como estão as intervenções, principalmente a recuperação de passarelas”, explicou Luiz Paulo, que também esteve no distrito de Vila Nova verificando as ações da prefeitura para tapar bueiros.
O presidente da comissão visitou ainda a Escola Municipal Viva, que, durante a primeira ida à cidade, aguardava o andamento de licitações para dar inicio às suas obras. “Em Pádua, as coisas já se encontram em processo de finalização. A pavimentação das vias urbanas está toda pronta. Ainda estão sendo feitas obras de saneamento básico, que aguardam apenas a conclusão da reestruturação do serviço de esgoto”, admitiu. Além de Cambuci e Pádua, a comissão especial esteve, desde julho de 2009, nas cidades de Paraty, Cardoso Moreira, Italva, Tanguá, Rio Bonito, Conceição de Macabu, Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, São Francisco do Itabapoana, São José de Ubá, Aperibé, Itaocara, Porciúncula, Natividade, Laje do Muriaé, Miracema, Varre-Sai e Silva Jardim.
Everton Silvalima
Departamento de Comunicação Social da Alerj
Os relatórios da comissão bem que poderiam ser divulgados, dando maior transparência ao tema.
Os relatórios da comissão bem que poderiam ser divulgados, dando maior transparência ao tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário