Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ENTREVISTA COM JOÃO SCORTECCI - PORTAL AMIGOS DO LIVRO

Com o objetivo de saber a opinião de nossos leitores sobre a dificuldade existente no Brasil para ampliar e incentivar a leitura fizemos a enquete relâmpado, que durou pouco mais de 10 dias. A pergunta da enquete era: QUAL O MELHOR MEIO DE INCENTIVAR A LEITURA?

Veja o resultado:
ESCOLA 4 (16%)
FAMÍLIA 5 (20%)
AMIGOS 0 (0%)
PREÇOS MENORES 3 (12%)
NENHUM DESSES 0 (0%)
COMBINAÇÃO DE VÁRIOS 13 (52%)
Votos até o momento: 25
Enquete encerrada

Entendemos que muitos são os fatores que contribuem para o que está sendo divulgado sobre o baixíssimo número relacionado à população brasileira no que diz respeito à quantidade anual de livros lidos. Quem acompanha nosso blog teve a oportunidade de ler uma matéria divulgada, cujo conteúdo mostra o resultado de uma pesquisa que afirma que o brasileiro lê apenas 1 livro por ano.
Esse número está muito aquém dos números dos países desenvolvidos e também perde para países latino-americanos, que economicamente são menos desenvolvidos que o Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, a população lê, em média, 11 livros por ano. Já os franceses leem 7 livros por ano, enquanto na Colômbia, a média é de 2,4 livros por ano. Os dados, de 2005, são da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), que integram o Instituto Pró-Livro.
O blog, incentivado por essa enquete e pela curiosidade a respeito do tema, buscou informação com pessoa ligada ao livro, a fim de saber a opinião e os motivos dessa defasagem.

Entrevistamos o Sr. João Scortecci, representante do Portal "AMIGOS DO LIVRO", que é escritor, editor, gráfico e livreiro. Diretor-Presidente do Grupo Editorial Scortecci. Foi conselheiro da CNIC, Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, de 1997 até 2006. Foi diretor da UBE - União Brasileira de Escritores, em três gestões e atualmente é membro do Conselho Fiscal. Foi Diretor-Adjunto e Vice-Presidente da Câmara Brasileira do Livro, em três gestões. Membro do Conselho Fiscal da ANL – Associação Nacional de Livrarias, membro do GE-DIGI e do GE-EDITORIAL da Abigraf – SP. É docente da Escola do Escritor e editor dos portais: Amigos do Livro e PID – Portal da Impressão Digital. Veja o que nos disse Scortecci:

ENTREVISTA

1- BLOG O VAGALUME: Sr. João Scortecci, gostaríamos de agradecer sua boa vontade em responder a nossa entrevista. Os jornais divulgaram no mês de novembro, informações de que o brasileiro lê apenas 1 livro por ano. Essa informação foi divulgada pelo Instituto Pró-Livro."São 77 milhões de não leitores, dos quais 21 milhões são analfabetos. Já os leitores, que somam 95 milhões, leem, em média, 1,3 livro por ano. Incluídas as obras didáticas e pedagógicas, o número sobe para 4,7 – ainda assim baixo. Os dados estão na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita com 5.012 pessoas em 311 municípios de todos os estados em 2007." O sr. atribui esses números a que fator determinante?

JOÃO SCORTECCI: A Indústria do Livro no Brasil está entre as maiores do mundo. Nosso parque gráfico é moderno e sua economia representa 1% do PIB brasileiro. Números de respeito para um país que não lê. As razões são muitas e os problemas – alguns – crônicos. O maior está na educação. Existem esforços e o trabalho de poucos. Doar livros e levar crianças para um passeio em uma feira de livros é uma bobagem. Não vejo saída a curto prazo ou uma fórmula capaz de modificar o fato. Proponho uma revolução na educação e uma mobilização nacional. O Brasil já mostrou ser capaz de grandes mobilizações quando existe seriedade e respeito.


2- BLOG O VAGALUME: O que tem sido feito para que essa marca se eleve? No que diz respeito ao setor público, quais as medidas disponíveis? São eficientes?

JOÃO SCORTECCI: Enquanto alguns fabricam números para justificar um possível aumento desta “marca de nascença” outros, como eu, estão preocupados com a visível queda livre cultural que assola o país. Nada é eficiente quando não há o comprometimento do coração. O Brasil da inclusão cultural não é o mesmo da inclusão social. O governo perde uma grande oportunidade. 

3- BLOG O VAGALUME: No blog, disponibilizamos uma enquete relâmpago, onde perguntamos ao leitor vagalume, qual a melhor forma de incentivar a leitura. São 6 opções de resposta: ESCOLA, FAMÍLIA, AMIGOS, PREÇOS MENORES, NENHUM DESSES e COMBINAÇÃO DE VÁRIOS. Até o momento [27/11/09], a maior parte dos leitores afirmam que a melhor maneira de incentivar a leitura é a conjungação de vários fatores: escola, família, preços menores e amigos. O que o sr. poderia acrescentar, ou comentar, a respeito desses fatores?

JOÃO SCORTECCI: Fico com as opções A e B. Escola e Família. No bojo de tudo está a educação. O Brasil precisa ser educado ou educar-se.

4- BLOG O VAGALUME: Qual a mensagem que o sr. gostaria de deixar para o leitor vagalume, a respeito do tema LIVRO E LEITURA?

JOÃO SCORTECCI: Parabéns pela iniciativa. A internet é hoje ferramenta ímpar nesta luta.

5- BLOG O VAGALUME: Sr. João Scortecci, para finalizar nossa entrevista, gostaríamos de saber do sr. a respeito do preço do livro. O que acontece para que o preço do livro no Brasil seja superior ao dos países desenvolvidos? Seria somente a demanda?

JOÃO SCORTECCI: Três fatores, ou razões: Tiragens pequenas (não há escala), o custo Brasil que penaliza o produto final e as leis trabalhistas.

* O portal Amigos do Livro foi inaugurado no dia 6 de outubro de 2001 e pertence ao Grupo Editorial Scortecci. Um endereço para estudo, pesquisa, divulgação e promoção do livro e do hábito da leitura. Tudo nele é grátis. [www.amigosdolivro.com.br]

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG