Assim como outros municípios do Noroeste Fluminense, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário (Semamda) da Prefeitura de Miracema, em parceria com o Sebrae e com a Fundação Banco do Brasil, vai começar a implantar no município o projeto “Produção Agroecológica Integrada e Sustentável” (Pais). A iniciativa vai beneficiar diretamente o agricultor familiar miracemense, que reside na propriedade, gerando mais renda e trabalho para todos.
O secretário Emerson Luiz Pereira explicou que o Pais é um incentivo importante à produção consorciada de aves (galinhas), legumes e hortaliças, sem agrotóxicos, sem prejudicar a natureza e sem agredir o solo. Inicialmente, serão distribuídos gratuitamente dez kits, uma para cada igual número de produtores rurais. Cada um deles deverá disponibilizar uma área de meio hectare (cinco mil metros quadrados) para a implantação do projeto.
Este trabalho será coordenado pela engenheira agrônoma da Semamda Ana Cristina Bittar e a Prefeitura dará todo suporte técnico. O kit do Pais a ser entregue em cada uma das dez propriedades rurais contém:
- Uma caixa d’água com capacidade para cinco mil litros.
- Dez galinhas caipiras e um galo.
- Bebedouro para aves, com capacidade para cinco litros.
- Comedouro para aves, com capacidade para 20 quilos.
- Tela para galinheiro, de 1,80 metro de altura.
- Mudas frutíferas (50).
- Sementes para produção de grãos (20 quilos).
- Sementes para hortaliças (150 gramas).
- Milho (200 quilos).
- Toras de eucalipto medindo 12cm x 10,5cm.
- Sombrite (10 metros).
- Um carrinho de mão;
- Calcário (cem quilos).
- Esteios de madeira (48).
Segundo Emerson, com a regulamentação da Lei 11.947/09, que disciplina a compra de hortifrutigranjeiros para a merenda escolar, as escolas devem comprar dos agricultores familiares um mínimo de 30% de toda a merenda que consomem. “É uma forma justa de incentivo aos pequenos produtores familiares”, disse o secretário.
Emerson Pereira informou ainda que vai fazer uma reunião com os profissionais da área de nutrição do município, para adequar o cardápio da merenda escolar de Miracema à produção de hortifrutigranjeiros do município sem agrotóxicos, o que vai melhorar bastante a alimentação dos estudantes.
Informações da ASCOM de Miracema-RJ - www.miracema.rj.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário