Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

MIRACEMA TAMBÉM IMPLANTARÁ O PAIS



Assim como outros municípios do Noroeste Fluminense, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário (Semamda) da Prefeitura de Miracema, em parceria com o Sebrae e com a Fundação Banco do Brasil, vai começar a implantar no município o projeto “Produção Agroecológica Integrada e Sustentável” (Pais). A iniciativa vai beneficiar diretamente o agricultor familiar miracemense, que reside na propriedade, gerando mais renda e trabalho para todos.
O secretário Emerson Luiz Pereira explicou que o Pais é um incentivo importante à produção consorciada de aves (galinhas), legumes e hortaliças, sem agrotóxicos, sem prejudicar a natureza e sem agredir o solo. Inicialmente, serão distribuídos gratuitamente dez kits, uma para cada igual número de produtores rurais. Cada um deles deverá disponibilizar uma área de meio hectare (cinco mil metros quadrados) para a implantação do projeto.
Este trabalho será coordenado pela engenheira agrônoma da Semamda Ana Cristina Bittar e a Prefeitura dará todo suporte técnico. O kit do Pais a ser entregue em cada uma das dez propriedades rurais contém:
  1. Uma caixa d’água com capacidade para cinco mil litros.
  2. Dez galinhas caipiras e um galo.
  3. Bebedouro para aves, com capacidade para cinco litros.
  4. Comedouro para aves, com capacidade para 20 quilos.
  5. Tela para galinheiro, de 1,80 metro de altura.
  6. Mudas frutíferas (50).
  7. Sementes para produção de grãos (20 quilos).
  8. Sementes para hortaliças (150 gramas).
  9. Milho (200 quilos).
  10. Toras de eucalipto medindo 12cm x 10,5cm.
  11. Sombrite (10 metros).
  12. Um carrinho de mão;
  13. Calcário (cem quilos).
  14. Esteios de madeira (48).
Segundo Emerson, com a regulamentação da Lei 11.947/09, que disciplina a compra de hortifrutigranjeiros para a merenda escolar, as escolas devem comprar dos agricultores familiares um mínimo de 30% de toda a merenda que consomem. “É uma forma justa de incentivo aos pequenos produtores familiares”, disse o secretário.
Emerson Pereira informou ainda que vai fazer uma reunião com os profissionais da área de nutrição do município, para adequar o cardápio da merenda escolar de Miracema à produção de hortifrutigranjeiros do município sem agrotóxicos, o que vai melhorar bastante a alimentação dos estudantes.

Informações da ASCOM de Miracema-RJ - www.miracema.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG