Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

FOTOGRAFIAS E SUAS HISTORIETAS: CASAS COMERCIAIS EM MIRACEMA

O blog divulgou algumas fotografias antigas da Casa Chicralla e da Casa Rainha, que provocou algumas controvérsias. O colaborador vagalume Carlos Sérgio Barbuto acertou a primeira, apostou na segunda com muita confiança e  também acertou.
Hoje recebemos por e-mail de Marcelo Salim de Martino, informações de sua mãe Chicralina Salim de Martino, com detalhes sobre as fotografias e abaixo transcrevemos, com as fotografias devidas.


"Essa foto grande é da Casa Rainha, de propriedade do Joffre Salim, fundada no início da década de 50. Funcionou, inicialmente, onde hoje é a Papelaria GMix (imóvel de propriedade de Michel Salim, que posteriormente para lá transferiu a sua Casa das Rendas). Anos depois, a Casa Rainha foi transferida para a Loja do 1,99 (parte comercial do prédio de Dante Barbi).


A foto pequena, postada anteriormente é que é da Casa Chicralla (Sociedade Comercial Alfredo Simão Ltda), oriunda da Casa Imparcial dos Três Irmãos, de propriedade dos irmãos Chicralla, Amim e Alfredo Salim, com sede em Miracema e filial no Rio de Janeiro. Em Miracema funcionou, inicialmente, onde hoje está a residência do sr. Saliba Félix e o edifício da família Tostes. Anos mais tarde, foi transferida para o sobrado do Chicrala Amim, na rua Marechal Floriano, esquina com a Rua Cel. Josino, onde hoje está a Miragás. Com o fim da sociedade, Chicralla Salim montou uma loja de ferragens onde hoje funciona a Loja Samaritana (duas portas do lado direito). No final da década de 40, adquiriu um imóvel na Rua Mal Floriano, onde transformou os dois cômodos da frente da residência em ponto comercial, para onde transferiu a sua loja de ferragens. Na década de 70, mais precisamente em 1972, já de propriedade de seu filho Joffre, que construiu um novo prédio onde instalou a Sociedade Comercial Alfredo Simão Ltda - material de construção que funcionou até a década de 90 (hoje boutique Simone Modas). 
A Casa Rainha vendia artigos para presentes finos e importados (cristais da boêmia, porcelanas, bijouterias finas, peças de alabastro e brinquedos). Já a Casa Imparcial dos Três Irmãos vendia calçados finos, chapéus, sedas e crépes da china, rendas francesas, armarinho, perfumaria, louças, cristais e porcelanas importadas, além de uma seção com mercadorias mais populares como tecidos de algodão fabricado pela Fábrica Tecidos e Tecelagem São Martino, botinas, louça branca e peças de ágata para consumidores da zona rural."


Comentário da Lídia Emília de Martino Aversa sobre a foto, que foi enviada por ela:

"Meu pai, Heitor Aversa, sempre nos mostrava essa foto, dizendo que era a Inauguração da Casa Rainha. Ele está presente. Do lado direito, um pouco atrás, de terno preto. Do lado direito, de branco, à frente do senhor de terno escuro, é a Eny Siqueira. O segundo à esquerda do meu pai, é o Jobinha. Perto do Jobinha, de gravata de bolinha, é o sr. Joffre. E a Nossa Senhora das Graças, no alto."

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG