O título que ilustra essa postagem é o título da matéria divulgada no site do jornal O Globo, feita pela equipe da Intertv, uma afiliada da Rede Globo na região, sobre a lei que multa os miracemenses que deixarem criar foco de Aedes Aegypti em suas casas.
Quanto ao serviço que a Vigilância Sanitária faz no município há anos, não temos dúvida de que é eficiente e feito por quem entende do assunto. O responsável pelo tema no município, Sr. Jonei, vem prestando excelentes serviços à comunidade juntamente com sua equipe de trabalho. Tanto assim, que em época de grande epidemia como a que ocorreu no Grande Rio, com várias mortes e ajuda de militares para atender à população, nossa cidade estava tranquila, apenas acompanhando, sem notificações ou casos de morte.
O que assusta é que a matéria dá conta de que os miracemenses não estão atentos às orientações. O cuidado com a Dengue nesse verão aumentou e em virtude das chuvas, das enchentes no Noroeste Fluminense, que naturalmente criam condições para a proliferação de larvas e ainda por dificuldades que a população encontra em lidar com essas catástrofes que vêm assolando a nossa região, ele deve ser dobrado.
Seguir legislação do Rio de Janeiro em Miracema assusta, devido às proporções assustadoras que o Rio de Janeiro encontrou e foi divulgado fartamente pela imprensa e até mesmo pelo universo inúmeras vezes maior da metrópole e das cidades conurbadas que formam o Grande Rio. Miracema tem menos de 30 mil habitantes e sem registros calamitosos da doença.
Em outras épocas, agentes de saúde dos PSFs (Unidades de Saúde da Família) do município de Miracema visitavam as áreas de trabalho e colaboravam com a limpeza e orientação. Uma atitude verdadeiramente voluntariosa de mutirões formados pela equipe multiprofissional dos PSF´s. E agora?
Será eficiente a legislação? O remédio tem a medida certa? Gostaríamos de saber a sua opinião.
7 comentários:
Angeline
Esse assunto de terrenos abandonados, frente de casas mal cuidadas, é um problema sério.
Aqui em Blumenau não é diferente. Pelo que sei, são cobrados multas através de IPTs. Mas também observamos que muitas ruas são mal cuidadas pela prefeitura. Coleta de lixo é uma reclamação só. Creio que deveria existir uma lei aprovada em cada cidade, que permitissem agir, multar os relaxados. Copmo vocês destacou em seu texto, trazem e produzm doenças, as autoridades precisam jogar firme.
Abraços
Adalberto Day cientista social e pesquisador
Caro Adalberto,
O que esperamos é que as pessoas possam opinar como vc fez. Não sei se a medida é proporcional ao problema, pois a cidade é muito pequena..., mas veremos as opiniões para entender melhor.
Aliás, como vc bem registrou o lixo é um item muito debatido e bem problemático atualmente em nossa cidade, pelo visto temos regredido no tema. Mas, aguardemos nossos leitores.
Angeline, estou muito preocupada com este assunto da DENGUE, além DE GRANDES ENCHENTES EM NOSSA MIRACEMA E EM NOSSO PARAISO DO TOBIAS E A PERDA DE ARRECADAÇÃO DO ICMS VERDE; pelo que tenho VISTO, nas INÚMERAS VEZES que tenho IDO À NOSSA TERRA NATAL: LIXO espalhado em VÁRIOS PONTOS ( vejam O BLOG DO PV e as FOTOS, COMPROVADAS ), AUSENCIA DE LATÕES DE COLETA DE LIXO E LIXEIRAS PELAS CIDADES; GALERIAS, CÓRREGOS E O RIBEIRÃO SUJO, ainda NÃO FEITA A LIMPEZA ANUAL, NESTA ÉPOCA, OU BEM ANTES E CONTÍNUA, para EVITAR ENCHENTES ( DITO POR UMA AUTORIDADE DA PREFEITURA, PESSOALMENTE A MIM: " Foi feito muito pouco ainda... " )...
E Terrenos e Açudes sendo usados como depósito de lixo, com CONIVÊNCIA ( está vendo e não toma providência - neste sentido é que falo ) da PREFEITURA e o POVO É TESTEMUNHA; o que é TOTALMENTE CONTRA A PONTUAÇÃO PARA AUMENTAR A ARRECADAÇÃO DO ICMS VERDE, que é feita sobre o CUIDADO E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
Um TRABALHO COM A POPULAÇÃO tem que ser feito, mas o EXEMPLO TEM QUE VIR DE CIMA, DAS AUTORIDADES, ao RESPEITAREM O MEIO AMBIENTE E A POPULAÇÃO!
POVO EDUCADO VEM DE AUTORIDADES EDUCADAS. Por que? Quem está nos REPRESENTANDO É UMA PEQUENA CÉLULA DO QUE SOMOS, então tem que começar a MUDANÇA DE CIMA PARA BAIXO, ATÉ OFERECENDO MATERIAL FÍSICO PARA O POVO VIVENCIAR A CIDADANIA.
Quando uma AUTORIDADE FUMA EJOGA O CIGARRO NO CHÃO, NA FRENTE DE UM CIDADÃO, UMA CRIANÇA... ELE ESTÁ AFIRMANDO: " PODE JOGAR LIXO NA RUA, NO CHÃO, NO RIBEIRÃO, NAS ENCOSTAS....QUE O GARI LIMPARÁ! " Daí é uma bola de neve....."
VAMOS COMEÇAR A DAR O EXEMPLO E APARELHAR A CIDADE E FAZER TODA A LIMPEZA DAS CIDADES E ESTRADAS, SRS. RESPONSÁVEIS PELO COMANDO DO MUNICÍPIO, DISTRITOS E ZONA RURAL?
Estarei junto na luta por um MUNDO MELHOR E MAIOR ICMS VERDE, VIDA SAUDÁVEL, SAÚDE MIL!
Rachel Bruno Siqueira
Quinta-feira, Janeiro 21, 2010 10:59:09
Prezada Rachel.
Acompanho seus comentários nos blogs de Miracema e vejo sua procupação com o futuro e seu amor pela nossa Terrinha.
Gostaria de convidá-la a participar do Fórum da Agenda 21 Local.
Você é associada a alguma instituição/associação?
Se não é, poderia/gostaria de se filiar?
É que a Agenda 21 tem como membros, as instituições e não pessoas, quando falam que o José Anderson participa da Agenda 21, na verdade está errado, é a CDL de Miracema (da qual sou funcionário) que participa.
Mas a sua preocupação e carinho com o futuro de Miracema chama muito a atenção e seria um prazer tê-la conosco nessa luta.
Não sei se você já foi chamada, antes, mas se não foi, estou chamando agora, é o meu convite, mas aposto que todos os outros membros concordarão.
Entre em contato: cavearipimenta@ig.com.br, 3852-1025.
Rachel,
Essa questão do lixo é muito complicada mesma.
Quanto ao ICMS Verde o que temos de informação é de que o ICMS Verde que será recebido em 2010, deverá ser o mesmo valor de 2009, com cálculos em 2008, porém poderia ter sido maior, se a UTIL não tivesse saído do cálculo, como constou em 2008. Ao contrário, não computaram a UTIL, não entendemos o motivo, na época, ma hoje parece mais claro. Então, os valores foram garantidos pela transformação do Parque Ecológico em Unidade de Conservação Municipal, o que poderia ter aumentado o índice de Miracema. A expectativa é de que esse ano a economia cresça e por conta disso poderemos tb receber mais.
Rachel e a nova lei?
Seria necessária? Ou o governo está exagerando e tomando medidas que apenas camuflam a falta da prestação do serviço público?
Tentando responder à pergunta do BLOG sobre a nova lei, no meu modo de ver e pensar, deixando claro este posicionamento:
- Cobrar MULTAS altíssimas de quem deixar seus quintais sujos e/ou com FOCOS do MOSQUITO DA DENGUE, em nossa MIRACEMA, É ILEGAL, INVIÁVEL, IRRESPONSÁVEL, INCONSTITUCIONAL E até INCOERENTE.
- Como o GOVERNO MUNICIPAL teria PODERES para tal fim, se ele mesmo NÃO ESTÁ PRESENTE EM SEU PAPEL DIÁRIO de FISCALIZADOR, EDUCADOR, EXEMPLIFICADOR; RESOLVENDO TODO O PROBLEMA DO LIXO DAS RUAS, PRAÇAS, CÓRREGOS, GALERIAS, RIBEIRÃO, UTIL, TERRENOS BALDIOS ( ATÉ UTILIZANDO ESTES COMO " LIXÕES AUTORIZADOS ", ao " fechar os olhos para seu crescimento e usar suas máquinas para jogar mais nestes locais - vide PARAISO DO TOBIAS no BLOG DO PV, que vi pessoalmente inúmeras vezes " ), SEUS CAMINHÕES TRANSPORTANDO PELA ESTRADA E DERRAMANDO E NÃO RETORNANDO PARA RECOLHER... Somente entrando nas casas para colocar o " remédio anti-proliferação do mosquito " em algumas plantas, pois seu tempo não é suficiente para FISCALIZAR E ADENTRAR TODO O QUINTAL, que também NÃO É SEU PAPEL, e sim de outro FUNCIONÁRIO: o FISCALIZADOR/ORIENTADOR, DOCUMENTADO E DOCUMENTANDO, dando prazo para regularização da situação pelo PROPRIETÁRIO DA CASA OU TERRENO BALDIO?
- O PRIMEIRO a ser multado seria a própria PREFEITURA DE MIRACEMA, inclusive por sua COLETA SER DEFICITÁRIA E O TRATAMENTO DO LIXO IDEM ( UTIL servindo de DEPÓSITO e NÃO TRATAMENTO DO LIXO ).
- Sei que a questão do LIXO é difícil, lidar com a EDUCAÇÃO AMBIENTAL da População também o é, mas volto ao que já falei em outro e-mail: PRECISA DOS GOVERNANTES DAREM O EXEMPLO E INVESTIREM MUITO EM EDUCAÇÃO, ASSOCIANDO-SE ÀS ESCOLAS, ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, POSTOS DE SAÚDE, RÁDIOS, JORNAIS LOCAIS, PALESTRAS, MUTIRÕES, AMINATUR E BRINCADEIRAS APÓS COLETAS COLETIVAS, MAS BEM DIVULGADAS, COM A PREFEITURA JUNTINHO ALI E CÂMARA DE VEREADORES ETC........
- Cobrar seria uma maneira de se fazer CAIXA ou encher a JUSTIÇA DE AÇÕES, pois ninguém teria dinheiro para pagar e/ ou recorreria, pelos motivos citados acima.
- Uma cidade que não tem nem LIXEIRAS, ESTIMULA JOGAR O LIXO ONDE?
Rachel Bruno Siqueira
Postar um comentário