PROJETO DE SANEAMENTO BÁSICO INICIA EM SÃO JOÃO DA BARRA
O distrito-sede de São João da Barra será o ponto de partida do projeto que vai transformar o município num local 100% saneado. A Aquacon Engenharia, empresa vencedora da concorrência pública do Estado para desenvolver um Projeto Básico para Esgotamento Sanitário e que está há 27 anos no mercado, prevê entre sete e oito meses para o término do estudo, quando o projeto já poderá ter licença de implantação.
O projeto deverá obter levantamentos cartográficos, estudo populacional com projeção para 20 anos e detalhamento de quanto cada habitante contribui por dia para aglomeração de esgoto, qual o tipo de esgoto em determinada área e a localização estratégica das futuras Estações de Tratamento de Esgoto.
Segundo Miguel Fernandez, engenheiro da Aquacon, o projeto levará em consideração o crescimento do município e estudos específicos do tipo de tratamento do esgoto, como será o bombeamento e o escoamento, já que a região é bastante plana. “Propostas alternativas serão viabilizadas para o município neste projeto inicial”, argumenta.
Marcos Sá, secretário municipal de Meio Ambiente, frisa que um planejamento estratégico se faz necessário para o município que vai crescer e se desenvolver com a chegada dos novos investimentos. “A prefeita Carla Machado sempre conversou com a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, sobre transformar São João da Barra num município 100% saneado. O trabalho está iniciando”, comenta o secretário, acrescentando que foi na gestão da prefeita que a Estação de Tratamento de Esgoto começou a funcionar.
Por Bruno Costa, da Secretaria de Comunicação Social - PMSJB
Fonte: Blog do André Pinto - http://andreambiental.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário