O Blog de Paraíso do Tobias, que é administrado por Nailton, divulgou como prometido imagem que registra o personagem daquele distrito que inspirou o seu nome - TOBIAS JOAQUIM RODRIGUES.
Sr. Tobias Joaquim Rodrigues e sua esposa Dona Maria Joana
Em agosto de 2009, divulgamos aqui no blog um texto elaborado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, em 2007, que narra um pouco da história do 2º distrito de Miracema-RJ, Paraíso do Tobias, que integra a bacia hidrográfica do Bonito. Abaixo destacamos alguns trechos que narra informações sobre o personagem da fotografia e a fundação do distrito:
"De acordo com os moradores de Paraíso do Tobias, o povoado teve origem no final do século XIX, quando Plácido de Barros, sesmeiro português, doou alguns alqueires de terra a Igreja de Nossa Senhora do Paraíso. Com a doação de alguns alqueires de terra da Fazenda Paraíso por Plácido de Barros à igreja, iniciou-se o povoamento da área. Os portugueses sesmeiros desmembraram sua fazenda em pequenos sítios que foram vendidos às novas famílias que passaram a habitar o local. Nos últimos anos do século XIX, os imigrantes italianos chegaram para o trabalho nas lavouras de café e no início do século XX chegaram os sírio-libaneses, para o comércio."
O trabalho desenvolvido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, em 2007, cita longas informações históricas sobre o povoamento do distrito.Tendo por fonte o livro da paduana - PICCININI, Rita Amélia Serrão. 2005. “A Casa da Águia – crônicas paduanas”, e outras, destaca o seguinte trecho dessa bibliografia sobre o povoamento do distrito:
"Um dos primeiros a chegar na região [Pádua], em 1832, foi Francisco Tomaz Leite Ribeiro, mais tarde comendador. Logo depois veio seu cunhado Plácido Antonio de Barros, e os dois formaram, respectivamente, as fazendas Cachoeira Alegre, a cinco quilômetros acima da cidade de Pádua e a Fazenda Paraíso, que deu origem ao distrito de Paraíso do Tobias.
O acréscimo do nome Tobias veio, mais tarde, de Tobias Joaquim Rodrigues, nome do português casado com uma das netas do fazendeiro Plácido. Tobias constituiu família grande, viveu ali muito anos, contribuiu para o desenvolvimento e o progresso da localidade e se empenhou na criação do distrito de Paraíso, pertencente ao município de Pádua, que atualmente (1998) é distrito de Miracema. Pela sua permanência, ali, durante muitos anos é que se acrescentou, com o rolar do tempo, o nome Tobias."
"Não se sabe ao certo se a esposa de Tobias era flha ou neta de Plácido Antonio de Barros. Mas a história de dedicação do Tobias para o desenvolvimento da localidade, conforme descrito pela autora, é narrado pelos moradores de Paraíso do Tobias como uma história de amor. Contam os atuais habitantes do distrito, sejam os mais velhos ou os jovens, que sendo apaixonado por aquele local, repetia freqüentemente: “esse é o meu paraíso”. Até hoje, dizem que Tobias freqüentemente volta ao seu “paraíso” para visitá-lo com chapéu na cabeça e montado em seu belo cavalo branco, exatamente como costumava fazer quando vivia naquelas terras. Muitos são os moradores que ouvem nas noites desertas de Paraíso do Tobias o trotar de seu cavalo. Contam que eventualmente caminha pelas ruas não para assustar os moradores, mas apenas admirar seu “paraíso”.
Com a doação de alguns alqueires de terra da Fazenda Paraíso por Plácido de Barros à igreja, iniciou-se o povoamento da área. Os portugueses sesmeiros desmembraram sua fazenda em pequenos sítios que foram vendidos às novas famílias que passaram a habitar o local.
Nos últimos anos do século XIX, os imigrantes italianos foram atraídos para a região, que chegavam para o trabalho nas lavouras de café. Chegaram ao Paraíso do Tobias os Derossi, Rossi, Benedicto, Sentinelli, Azanco, Mugi, Utrini, Grippa, entre as mais numerosas atualmente. Já no inicio do século XX, os sírio-libaneses chegam para o trabalho no comércio, para “mascatear”: os Chacour, Amim, Assad.
...
"Os moradores de Paraíso do Tobias demonstram muito orgulho ao falarem sobre sua história e sobre o desenvolvimento do povoado. Lembram que de lá saíram diversos representantes para a política municipal e estadual. Tobias Joaquim Rodrigues foi o primeiro político de Paraíso do Tobias. Antônio Ventura Lopes foi vereador, prefeito e um dos líderes do movimento pró- emancipação de Miracema. João Batista da Costa foi vice-governador do Estado, no governo de Badger Teixeira da Silveira (1963-64), entre muitos outros. Sem contar que Plácido Antonio de Barros foi o primeiro escrivão de Paraíso do Tobias. "
Segundo divulgou Nailton no referido blog, em breve teremos disponível um livro com a história de Paraíso do Tobias - "O PARAISO, DO TOBIAS E DOS TOBIAS".
Acesso ao Blog de Paraíso do Tobias :
http://www.nailtondeparaiso.blogspot.com/
http://www.nailtondeparaiso.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário