Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Desertificação não é fenômeno restrito ao semiárido, alerta Mesquita Júnior

Destacamos a matéria divulgada no site da Agência Senado, não só pela sua importância, mas para destacar que não só o Senador Mesquita Júnior (na foto de Geraldo Magela) sugeriu, como a Conferência Municipal das Cidades, ocorrida em Miracema-RJ, sugeriu a inclusão de disciplinas que tratem da educação e consciência ambiental nas escolas, ampliando ainda para uma educação cidadã, que leve as informações referentes ao Plano Diretor e o Estatuto das Cidades às escolas.. Acreditamos que isso seja um norteador para mostrar que o caminho a ser trilhado já está sinalizado e é preciso segui-lo o quanto antes. O que não tomamos conhecimento foi o desfecho daquela conferência que era um preparatório para as conferências estadual e nacional.


Ao prestar contas de sua participação na 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, a Icid 18, que está sendo realizada nesta semana, em Fortaleza, o senador Geraldo Mesquita Júnior fez um alerta: o fenômeno da desertificação não é problema exclusivo das regiões semiáridas. Ele cobrou políticas públicas que contemplem medidas para conter o processo, a seu ver "avassalador".
- No próprio estado do Amazonas, onde havia fluxos d´água abundantes as pessoas hoje andam sobre terra escaldante. Precisamos abrir nossos olhos - disse.
A Icid 18 tem entre seus objetivos gerar informações para subsidiar governos na busca pela sustentabilidade econômica, ambiental e social de regiões semiáridas, especialmente no contexto do aquecimento global e das mudanças climáticas. Por requerimento do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) participa do evento, nesta edição, uma delegação do Parlamento do Mercosul, a qual o senador Mesquita Júnior integra.
Entre as sugestões que ofereceu nas chamadas Mesas de Diálogo Parlamentar, Mesquita Júnior citou da tribuna a proposta de incorporar ao processo educacional no Brasil e no mundo disciplinas que tratem da consciência ambiental.
- A sorte do mundo está lançada. Se a nossa geração não aprendeu, é imperioso que as novas gerações aprendam como devemos nos comportar em face da natureza - disse.
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG