O Rio em Foco é o programa de TV semanal do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio. Apresentado pela secretária-geral do Fórum, a jornalista Geiza Rocha, o programa tem reprises aos sábados, às 17h, e domingos, às 20h.
Apesar de ser a região mais pobre do Estado, o Noroeste Fluminense tem uma riqueza única e particular: a produção de rochas ornamentais. Porém, assim como na maioria dos setores produtivos, um dos gargalos da produção mineral é a qualificação da mão-de-obra. O Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (30/08), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET), debate os três pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico do setor no Noroeste, que são a capacitação, a certificação e a legalização da cadeia produtiva das pedras ornamentais.
A equipe do programa foi até Santo Antonio de Pádua e pode documentar todo o processo de produção, as discussões para elaborar o documento que será encaminhado ao Inpe para obter a indicação geográfica e o reaproveitamento dos resíduos grossos e finos, que sempre foram um complicador para o meio ambiente local.
A qualificação da mão-de-obra é tema recorrente, tanto no local, quanto no estúdio. De acordo com o presidente do Serviço Geológico do Rio de Janeiro (antigo DRM), Flávio Erthal, "para fixar as pessoas e desenvolver o APL de Pedras Ornamentais de Pádua, é preciso capacitar mão-de-obra. Pensamos em fazer uma escola itinerante, um modelo diferente de escola. A pedreira-escola é diferente, não tem teoria, é prática." Ele conclui afirmando que para desenvolver a cadeia local, os empreendedores têm que se unir. Leia mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário