A Secretaria de Cultura de Muqui, apresenta o 57º Encontro Nacional de Folias de Reis.
Fotos de Humberto Capai
A Secretaria da Cultura e Turismo de Muqui está preparando o 57º Encontro Nacional de Folias de Reis, promovido pela Associação de Folclore de Muqui.
Dia 6 de outubro, turistas cariocas, paulistas, mineiros e de outras cidades do Espírito Santo, terão a oportunidade de assistir 90 grupos de Folias de Reis. “A nossa cidade é muito pequena, no total somamos 13 mil habitantes, mas no encontro chegam mais de 5 mil turistas para ver todos esses espetáculos”, explica a Secretária de Cultura, Sra. Joelma Consuelo.
Confirmaram presença no evento 90 grupos de Folias de Reis. Eles vêm das regiões norte e sul do Espírito Santo, e também de outros Estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Serão mais de 1500 pessoas, entre foliões, mestres e palhaços, participando do encontro. A programação do evento, que acontecerá no dia 06, começa às 8 horas e só termina depois das 22 horas.
Os participantes se encontram em um café da manhã na Escola Estadual de Ensino Fundamental Marcondes de Souza, às 8 horas. Às 11 horas será feita a abertura oficial. Às 16h30, em frente a Matriz São João Batista, recebem as bênçãos e iniciam a tradicional ‘caminhada das folias para a manjedoura’, quando as folias visitam os moradores de Muqui batendo de porta em porta, começa às 17h30. O encerramento do encontro, às 23 horas, será na Praça Geraldo Viana.
A Folia de Reis em Muqui é uma das festas mais antigas do estado capixaba. “Quem deu início ao evento foi o ex-prefeito Dirceu Cardoso, na forma de torneio onde participaram 14 folias. Em 2001, tiramos o caráter competitivo e ampliamos os convites para os grupos de outros estados”, diz a secretária de Cultura. Ao invés da disputa entre os grupos, um espetáculo cênico é oferecido aos turistas durante as apresentações das Folias no Sítio Histórico.
A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal que, trazido para o Brasil, ganhou força no século 19, nas regiões onde a cafeicultura prosperou, sobretudo nas pequenas cidades de Estados como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Goiás.
Segundo Luciano Ventorin, historiador da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, em Muqui e no Brasil, a tradição da visitação das casas, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e da sanfona.
As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção das tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde se realizam animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê. O propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas.
Serviço:
57º Encontro Nacional de Folias de Reis de Muqui, ES.
Dia 6 de outubro, sábado, a partir das 8h.
Muqui fica distante da capital Vitória, 175 kms.
Reservas para hospedagem e passeios monitorados: 28 – 9252- 2176, 28 – 9252- 2176 (com Cláudio)
PROGRAMAÇÃO 57º ENCONTRO NACIONAL DE FOLIA DE REIS DE MUQUI
Dia 6 de outubro – sábado
CHEGADA FESTIVA DOS GRUPOS FOLCLÓRICOS – congraçamento com café da manhã
8h – Escola Estadual de Ensino Fundamental Marcondes de Souza
ABERTURA OFICIAL DO EVENTO – seguida da Assembléia de foliões
11h – Escola Estadual de Ensino Fundamental Marcondes de Souza
REUNIÃO DE MESTRES
14h – Centro Cívico Municipal (Clube frente à praça Geraldo Viana)
MARCHA DAS FOLIAS
15h – Avenida Vieira Machado – Sítio Histórico de Muqui
CAMINHADA DAS FOLIAS PARA A MANJEDOURA (as Folias tocam nas casas da cidade)
16h – Avenida Vieira Machado – Sítio Histórico de Muqui
BENÇÃO DAS FOLIAS
17h – Matriz São João Batista
ENCERRAMENTO FESTIVO DO ENCONTRO – homenagens e entrega de troféus e gratificações dos grupos
20h – Praça Geraldo Viana
Informação do "Outra Revista" de Itaperuna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário