Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

UMA APOSTA IMPOSSÍVEL E VENCEDORA

 
Desde que decidi meu voto para presidente, meu olhar se voltou ao plebiscito. Quando tirei o título de eleitor, antes dos 18 anos, apostei no que achava melhor para o país, independente do que era provável ou não. 'Aquela época havia várias opções de voto, de partidos, de ideologias reinantes em cada um deles. Era a primeira vez que o brasileiro, maior de 16 anos, tinha a faculdade do voto nesse país. Àquela altura era para nós, novos eleitores, um dever importante decidir os rumos do país. De lá para cá, vi todo o arcabouço ideológico cair por terra e o mais esquerdista dos candidatos a presidente de então, Roberto Freire (PPS), transformou-se hoje num direitão. Então, entre permitir o retrocesso e ajudar na confirmação da permanência, por falta de opção, decidi meu voto do primeiro turno em prol da inclusão social, da redução da miséria, da estabilidade, da educação, do investimento em infraestrutura (PAC), de ações concretas em Ambiente e esperanças de continuarmos mudando...
Eis que Marina Silva, a expressão da ética, que os periódicos internacionais afirmam ser 'seu excesso de ética' prejudicial à campanha e à política, surge como Fênix. Não! Surge como uma pomba, mensageira da paz. Afinal, Marina nunca foi cinza, mas é sim uma pomba, mensageira de um comportamento, de uma atitude, que talvez o partido verde não tenha tão arraigado em seus princípios, como tem a candidta, que se integrou ao partido novo, apesar de anos de militância petista. 
Acredito que esse comportamento seja responsável por metade dos 20% de votos válidos que a candidata ambientalista obteve no primeiro turno. Exatamente o que as pesquisas apontavam no início de setembro. O restante, 10% dos votos válidos, ficam na camada da reação: contra o plebiscito, da religião (evangélicos), dos insatisfeitos com as denúncias, dos insatisfeitos com o continuismo (lulismo) e com o retrocesso tucano. Essa é uma dedução minha, baseada nas pesquisas que mantiveram os números da candidata ambientalista em torno de 8%, com margem de erro de 2% (variação de 6% a 10%), bem como a subida das vésperas do primeiro turno, para 17% nas pesquisas e que se efetivaram em 20%. A diferença então é dos rebeldes, que se rebelaram via fundamentalismo religioso (aborto), daqueles que se rebelaram com os ataques de véspera e votaram contra o plebiscito (PSDB X PT) e dos que já estavam revoltados com a insegurança gerada por denúncias ainda não esclarecidas.
Nota-se que Marina Silva não apresentou à sociedade um projeto de governo, ou de país, ela apenas se limitou a debater sobre os pontos mais críticos e simbólicos de sua candidatura: educação, índios, florestas etc. Com uso expressivo do termo 'sustentabilidade', que deverá ser muito utilizado nessa campanha final do 2º turno. Não houve um enfoque programático (ou pragmático), que mostrasse como tudo isso seria realizado, de forma a sair do campo das ideias para a gestão de uma nação. Pareceu-me um discurso mais subjetivo, abstrato - uma utopia.
O fato é que seus 20% de votos marcaram o primeiro turno e representam um futuro. Daqui a 4 anos teremos outro quadro pela frente, com certeza mais evoluído e benéfico à Nação.
O fato é que desses 10% de Marina Silva, que correspondem aos idealistas, ao eleitorado fiel à candidata e a sua bandeira, que já demarcavam seus índices do início de campanha, deverão se transferir a algum candidato. Ou tomarão o rumo do neutralidade?
Os outros 10% que emergiram na reta final, que correspondem aos rebeldes (fundamentalismo religioso, etc) também se transferirão. Esses com certeza, não terão a menor tendência à neutralidade, até mesmo porque já migraram de última hora, com certeza já pousaram em outros ninhos.
Estariam em jogo, para os candidatos do 2º turno, a totalidade do eleitorado de Marina Silva? Ou os 10% rebeldes?
Eis a questão!
A única aposta que poderia fazer, mas é impossível, trata-se do voto que Marina Silva irá registrar na urna eletrônica, no dia 31 de outubro. Gostaria de ser um mosquito (um pernilongo miracemense) para poder saber e ratificar que ganharia a aposta se dissesse que: MARINA SILVA APERTARÁ "13 E CONFIRMA"!!!!

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG