Uma leitora assídua de nosso blogue, miracemense, enviou por e-mail uma matéria divulgada no jornal "Dois Estados" e também disponível no sítio oficial do município de Miracema a respeito dos MAIS DE R$40 MILHÕES DE OBRAS. Inclusive nos reportamos a ela em postagem anterior.
A leitora questiona que essas obras não são vistas em termos de melhorias a determinados locais, ou até ao próprio município, no sentido de gerarem renda, desenvolvimento, etc.
O que podemos dizer á leitora é o seguinte:
- essas obras geram empregos imediatos, temporários (enquanto durarem as obras);
- alguns cidadãos são beneficiados, como os moradores de Areias que receberam suas casas, num projeto que já vinha do governo anterior;
- outros cidadãos, moradores de áreas de risco, também se beneficiam;
- outro aspecto a ser considerado é o fato de estarem atrelando a um único cidadão a responsabilidade, ou o mérito por ter conquistado a verba que viabilizou essas obras, numa total infringência ao princípio da impessoalidade;
- além disso, sendo empresas miracemenses, com compras no comércio local, essa verba faz circular mais moeda na economia local, mesmo que temporariamente.
Enfim, não sabemos exatamente o que a leitora pretendeu, ou vislumbrou com sua questão, mas de fato, há verbas que foram legadas do governo anterior como, por exemplo, a Praça da Juventude, cuja verba estava liberada desde o final de 2008. Mas, o fato é que alguns munícipes têm, sim, alçado ganhos com as obras: de encostas, que previnem desabamento em dias de chuva; do novo cemitério, cuja demanda é antiga, mas somente agora foi possível; do novo matadouro, que deverá permitir melhores condições de abastecimento à população e também reduzirá a agressão ao meio ambiente; dos calçamentos, que viabilizam acessos dignos às residências, além de permitir infra-estrutura (esgoto, águas pluviais e fluviais), dado que acreditamos que isso tenha sido feito; etc.
O que não se pode é ficar estrelando esse filme até o final da gestão sem expectativa de progresso, de trabalho orientado e planejado, usufruindo muitas vezes do recente período eleitoral, que viabilizou acesso a verbas, nunca antes imaginadas.
Além disso, é importante que mecanismos de controle sejam utilizados. Porém, a Câmara de Vereadores, que saibamos, até hoje não criou a comissão específica para fiscalizar essas obras; o que está em pauta, há meses, é que até o momento o Legislativo sequer recebeu a prestação de contas de 2009 e o que dirá do orçamento 2011 e da prestação de contas de 2010. Será que ficarão sem recesso novamente?
E fica aqui essa postagem para que os leitores possam apresentar seu pensamento sobre o tema, pois é de fundamental importância essa reflexão.
8 comentários:
Procure um bom pedreiro em Miracema.
estão todos trabalhando nessas obras da prefeitura, e ganham cerca de R$ 800 por mês, e pra onde vai esse dinheiro...
O comércio agradece.
Acho que são questões diferentes. Obras necessárias para a vida da população e obras que gerem emprego e renda. No caso das obras atuais são todas necessárias demais. O matadouro, sem geladeira, sem conservação, era do tempo do império, e já foi ameaçado de ser fechado várias vezes por autoridades sanitárias. Comparando isso com o galpão do arroz feito pelo prefeito Carlos Roberto é totalmente diferente. O galpão é importante, claro que é, mas acho que se a saude da população tá em jogo, tem que priorizar a saude. O que adiante ter um emprego bom e comer uma carne ruim? O cemiterio. Minha tia foi obrigada a enterrar o pai dela lá em Paraiso, sendo que a familia dele está toda aqui, eu achei um absurdo dexar chegar a esse ponto. Então é uma obra importantissima tambem. Os muros de arrimo, nossa gente, já pensou voce morar perto de um muro que amaça cair na sua cabeça? O prefeito Carlos Roberto reformou a praça das maes, porque não construiu o cemiterio?
Angeline, suas ponderações foram muito assertivas e bem colocadas para o momento, principalmente para nós que estamos fora de nossa Querida Miracema.
Parabéns por suas reflexões, que nos levarão também a fazê-las!
Bjs,
Rachel Bruno
" ... já foi ameaçado de ser fechado várias vezes por autoridades sanitárias. "
" O Matadouro, sem geladeira, sem conservação..."
Sra. Nadir, seus comentários me levam a solicitar-lhe que procure a DEFESA SANITÁRIA ANIMAL, no Prédio da EMATER, aos Profissionais FORMADOS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS e constantemente ATUALIZADOS NESTA E DEMAIS ÁREAS AFINS, para: 1º. Ficar ciente do que precisa um Matadouro ( Geladeira? Lá é depósito de carnes ou somente MATADOURO e os Caminhões REFRIGERADOS VEM DE IMEDIATO PEGAR OS ANIMAIS ABATIDOS, LAVADOS SEM ENCOSTAR NO CHÃO E, DESLIZADOS EM CANOS, PENDURADOS EM GANCHOS, ATÉ DENTRO DESTES CAMINHÕES? Vi e fotografei no outro Governo. ).
2º. Existe um MÉDICO VETERINÁRIO responsável para examinar cada animal que chega, DEPOIS DO PROPRIETÁRIO JÁ TER PASSADO PELA DEFESA SANITÁRIA ANIMAL para a retirada do GTA ( GUIA DE TRÂNSITO ANIMAL ), que é Documento onde o Dr. Antonio Marcio atesta, após consulta aos dados armazenados de todo o histórico dos ANIMAIS VACINADOS E EXAMINADOS CONTRA TUBERCULOSE, BRUCELOSE ETC.a ele fornecidos pelos PROPRIETÁRIOS RURAIS E TAMBÉM PELA DEFESA NAS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO SEMESTRAIS e o Animal pode TRANSITAR POR ESTRADAS E RUAS ATÉ AO MATADOURO. Sem o GTA não pode dar um passo e NEM SER ABATIDO. NEM AVALIADO PELO MÉDICO VETERINÁRIO DO MATADOURO, que comunica à Defesa Sanitária e este animal ( ais ) é ( são ) abatido e cremado, podendo ser até um carreta inteira, com APOIO TOTAL DA POLÍCIA MILITAR. ESTES ANIMAIS NÃO PODEM SER CONSUMIDOS POR NINGUÉM.
3º. Já se perguntou o por quê de NUNCA TER SIDO FECHADO ANTERIORMENTE? Porque estava DENTRO DOS PADRÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA, inclusive no Governo atual, quando esta veio ao Matadouro e o Sr. Ivany Samel e o Dr. José Souto chamaram os Drs. Lia Marcia de Paula Bruno, MÉDICA VETERINÁRIA DO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA ANIMAL, DA SECRETARIA ESTADUAL DE AGRICULTURA, DA DEFESA SANITÁRIA E DA PESAGRO E ANTONIO MARCIO DE PAULA BRUNO, para ATESTAREM a SANIDADE DO MATADOURO NO GOVERNO ATUAL TAMBÉM.
4º. Quem fez todo o procedimento de LIMPEZA, HIGIENIZAÇÃO, OBRAS INTERNAS E EXTERNAS, ALÉM DO NÃO DESPEJO DOS DEJETOS DO MATADOURO DIRETO NO RIBEIRÃO SANTO ANTONIO foram os 2 últimos Governantes do PV, amantes da PRESERVAÇÃO DA VIDA E DA NATUREZA. VIDAS HUMANA, VEGETAL E ANIMAL. Só que estas Obras não são vistas. Aquele depósito amarelo enorme é para esta coleta do sangue e estrumes dos animais abatidos e toda a água usado nos abates, que é retirada do Matadouro, antes de cair no Ribeirão.
5º. Então vamos deixar a política com p minúsculo de lado e vamos PENSAR GRANDE POR NOSSA MIRACEMA. Ela é de todos NÓS e este Governo não está fazendo para ele e sim para nós e ele também, ALÉM DE ESTAR DANDO CONTINUIDADE AO QUE OS OUTROS INICIARAM OU QUASE TERMINARAM E ELE SOMENTE CONCLUIU, como foi com as CASAS POPULARES DE AREIAS E OUTRAS OBRAS.
Vamos Parabenizar a todos que estão fazendo e deixar a amargura de lado, pois ninguém faz nada sozinho. O PRESENTE VEM DO PASSADO, não se esqueça.
Não se esqueça de conversar com a DEFESA SANITÁRIA ANIMAL. Pois entrevistei em 2007 e 2008 vários açougueiros e profissionais e foram unânimes em dizer que " EM MIRACEMA COMEMOS A MELHOR CARNE DA REGIÃO TODA ". E conheço muita gente como eu, que traz carne daí.
Atenciosamente,
Miracemense de coração,
Rachel Bruno Siqueira
Eu só sei que a carne depois que o animal morre tem que ir para a geladeira. o Dr. Bactéria, no fantástico diz que a carne começa a apodrecer depois de 2 minutos fora da geladeira, assim como acontece com todos os alimentos. E outra coisa, já trabalhei ali perto, o caminhão só entrega a carna nos açougues depois de 11 horas e os animais começa a ser mortos por volta das 6 horas da manhã. E eu acho que o caminhão da prefeitura que entrega as carnes não tem geladeira nele não, como disse aí. Mas tudo bem, só digo que não aceitaria que um parente meu fosse enterrado em Paraíso ou em Flores. A Gracinha do Sol de Verão, foi enterrada lá em Palma.
A Gracinha do "Sol de verão" foi pra Palma por questões familiares, ela era de Palma. Seus familiares são enterrados lá.
Abraços.
Angeline, Parabens pelo blog estes assuntos são importantissimo para colocar os Miracemense, principalmente os ausentes como eu que moro em Niteroi mas vou sempre a Miracema e toda minha familia reside neste local maravilhoso, nossa amada terrinha, mas fiquei sabendo que esta semana foi enviado a Câmara de Vereadores a Prestação de conta de 2009.Eu acho isso muito bom ,transparência e responsabilidade fiscal é o minimo que o povo exige de nossos governantes. Abraços...Paulinho
Caro Paulinho,
Se realmente foi enviada a prestação de contas de 2009, como vc está dizendo, é porque houve uma cobrança intensa por parte dos vereadores da oposição. Afinal, essa prestação já era para estar na Câmara há tempos.
Obrigada pelas palavras em relação ao blogue e tb pela participação.
Abs
Postar um comentário