Recebemos por e-mail a mensagem abaixo e pelo exemplo achamos por bem divulgar e compartilhar com nossos leitores. O vídeo é de 7min e 34 segundos e merece a apreciação de todos.
Prezados (as) colegas,
Ribeirão Vermelho, município de pequeno porte localizado no sul de Minas Gerais, possui um dos mais expressivos acervos do patrimônio ferroviário construído do Brasil. Sua rotunda, por exemplo, é considerada a maior da América Latina.
Está integrado ao projeto do CFVV - Circuito Ferroviário Vale Verde, presidido por nosso colega Cesar Mori, de Lavras.
Nosso Movimento acompanhou e sempre apoiou a luta da Prefeita Ana Rosa Lasmar, desde seu mandato anterior, para obter da RFFSA a posse ou propriedade do conjunto, a fim de que pudesse captar recursos para restaurá-lo e requalificá-lo.
Agora, finalmente, ela conseguiu adquirir da SPU - Secretaria do Patrimônio da União a propriedade de todo o complexo, mediante compra pela Prefeitura (em nosso entendimento, o que a União deveria ter feito era a doação do conjunto e ainda arcar com o ônus do seu restauro, pois sua degradação ocorreu por omissão da agora Extinta RFFSA e da própria SPU).
Mas o importante é que, agora com a propriedade do complexo, a Prefeitura já está, com o apoio do IPHAN, à busca de recursos para executar um belo projeto de restauração / requalificação elaborado pelo Arquiteto Cassiano Alcantra, Secretário Municipal de Cultura.
Um belo exemplo para outros municípios que, maiores e com mais recursos, estão omissos ou pouco ativos na preservação do seu patrimônio histórico e cultural ferroviário.
Parabenizando a Prefeita Ana Rosa, o Arquiteto Cassiano e toda a equipe, convido cada qual para conhecer um pouco mais da saga e do exemplo de Ribeirão Vermelho, no video acessável pelo link abaixo:
http://www.youtube.com/watch? Saudações ferroviaristas. Victor José Ferreira Presidente / MPF - Movimento de Preservação Ferroviária |
Nenhum comentário:
Postar um comentário