A Praça Luiz Palmier, conhecida como Praça do Rodo, em São Gonçalo, o coração da cidade, já está com um novo visual. O projeto da Secretaria estadual de Obras é resgatar a memória dos bondes, com uma grande coluna de aço Corten e colunata em granito, onde serão afixados os painéis que resgatarão a história dos tradicionais bondes, que faziam o ponto final na região. O projeto tem sido aplaudido pela população, que acredita na reversão do quadro de abandono em que se encontrava a praça.
O projeto de reurbanização e requalificação do Centro de São Gonçalo inclui não apenas a praça, mas também o corredor viário formado pelas ruas Coronel Moreira César e Feliciano Sodré. Com investimento de R$ 17 milhões, a proposta é devolver à população uma cidade com calçadas mais amplas, ciclovia e um trânsito melhor ordenado. Os ambulantes que ficavam na praça ganharam um Centro de Comércio Popular, num ponto de grande movimento, perto do novo shopping, na Rua Feliciano Sodré.
Um dos diretores da Associação Gonçalense de Fotografia, Luiz Alvarenga, acredita que a obra irá ressaltar a importância da praça na história da cidade. A Associação vem fazendo, desde 1998, um levantamento fotográfico de São Gonçalo, como forma de preservar suas belezas e tradições, contando ao povo as transformações da cidade ao longo de várias décadas. Para ele, a homenagem aos bondes é um resgate da cultura da cidade, que se perdeu no tempo.
- A revitalização dessa praça é um grande presente para São Gonçalo, que poderá orgulhar-se de sua história, conhecer sua tradição. Era na Praça do Rodo que paravam os bondes e não há lugar melhor para trazer aos novos moradores as belezas do passado da cidade – concluiu Alvarenga.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Obras
O município de São Gonçalo é um dos maiores do estado, se não for o maior, em termos não espaciais, e é merecedoras de uma revitalização e reurbanização, para melhorar a auto-estima do seu povo. Além disso com o empreendimento do COMPERJ, muito ganhos haverá nesse sentido.
2 comentários:
Amiga Angeline
Pelo menos as cidades que tiveram bondes lhes devem tributos, mas são muito raros.
É pois muito elegiável esta iniciativa de São Gonçalo. Só esperamos que seja nuito bem cuidada e não aconteça como outras que inaugradas foram abandonas à depredação e sujeira.
Boa notícia, Luiz Carlos!
Que outras cidades imitem São Gonçalo...
Obrigado. Vou divulgar.
Abraços,
Victor
Postar um comentário