Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

AVENIDA RICARDO VALE

Foto do dia 13/jun/07, sacada por Angeline Coimbra, no cruzamento entre a Rua Salvador Ciuffo e a Avenida Ricardo do Vale, onde existiu uma máquina de arroz da família Barros. Dos arquivos de LM.


Este oitavo capítulo do Volume VIII de Logradouros de Miracema (LM) recém lançado nos fala de parte importante da biografia de seu patrono, com riqueza de detalhes quanto à sua dedicação ao amparo ao trabalhador, numa época bem anterior à legislação trabalhista e a previdenciária, mas pobre quanto à sua genealogia muito desconhecida, embora o empenho da dedicada madrinha do mesmo Angeline Coimbra (1972).
Trata-se de parte de um longo trecho viário paralelo à extinta via férrea, hoje Avenida Eiras, partindo da Estação através da Rua Salvador Ciuffo da qual se inicia e é prolongado pelas ruas Joaquim Rosa da Gama e Paulo Santos chegando ao Bairro Pontilhão do Rosa, na vizinhança do Pólo Industrial II, já nos limites da área urbana na direção do Município de Santo Antônio de Pádua, RJ.
Não sabemos quando e onde nasceu, tão pouco com quem se casou, mas, apenas, ser brasileiro, filho de portugueses, cujos nomes são desconhecidos e que teria três filhas não identificadas. Possuiu grande olaria nesta avenida. Sobressaiu-se chegando a ser por longos anos o subdelegado de polícia, responsável pelo destacamento policial de Miracema, por volta de 1906. Com a industrialização em Miracema, em 13/05/1906, fundou a Sociedade Operária de Miracema, sua grande obra, que existe ainda, da qual não conseguimos nenhuma colaboração a este Capítulo.

Outros contribuintes:

· Ana Lúcia Alvim;
· Altivo Mendes Linhares (1896/1983);
· Celeste;
· Centro Cultural Melchíades Cardoso;
· Expedito Reis Do Amaral;
· Luiz Antônio Vicente de Azevedo (Lico);
· Maurício Duarte Monteiro;
· Nelson do Valle Fortes;
· Nelson Eneida Rangel Celeti;
· PÁGINA UM;
· Ricarda Maria Leal Alvim (Tia Ricarda) (1936);
· Sítio da PMM.

Nosso eterno reconhecimento aos co-autores.
Não encontramos a legislação que aprovou a denominação desta Avenida, no Bairro Rodagem. Por certo teve, pelo menos, uma denominação anterior mas não conseguimos saber qual?
Contém oito páginas ilustradas a cores a disposição de qualquer interessado na Edição Eletrônica, grátis pela Internet. Pedidos por e-mail -  mpmemoria@yahoo.com.br - fornecendo nome e endereço postal por extenso e completos.
No domingo (16/01) seria o dia do Encontro de Miracemenses e Amigos de Miracema, promovido pela MPmemória, no Rio de Janeiro, em comemoração a esse lançamento. Em virtude da tragédia ocorrida na região serrana foi prejudicado o encontro e bate-papo, que seria promovido para comemorarmos o lançamento desse novo volume de LM. Houve a reunião, mas a maioria não pode participar e sequer estavam no Rio de Janeiro, impossibilitados pelas estradas prejudicadas e interditadas na serra.

Agradecemos pela divulgação que possa dar a esta matéria.
Luiz Carlos/MPmemória. 

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG