Procurei o jornal espanhol "El País", hoje, para ler o que estariam comentando sobre a visita de Obama ao Brasil. A página principal estava tomada pelo conflito na Líbia, mas uma matéria dava conta da visita do presidente americano, com ênfase à ausência do ex-presidente Lula ao almoço com Obama, a convite de Dilma, onde participaram todos os ex-presidentes da era pós redemocratização brasileira: Sarney, Collor, Itamar Franco e FHC. A matéria intitulada "Lula torpedea la visita de Obama", no caderno Internacional, cuja autoria é de Antonio Caño, enviado especial à Brasília, afirma que Lula desprezou o líder americano ao negar-se a participar de um almoço. A matéria considera que Lula, apesar de ser apenas o ex-presidente, tornou-se o principal protagonista da visita ao Brasil de Barack Obama, em função dessa ausência. Acrescentou ainda que esse episódio se soma a outras polêmicas de cancelamento que têm deixado evidentes as tensões entre Brasil e EUA e podem arruinar essa viagem.
Continua a matéria informando que Dilma cancelou uma coletiva de imprensa que estaria marcada ontem, junto com Obama, provavelmente para evitar polêmicas sobre a atitude de Lula e ainda devido à negativa do presidente americano em respaldar a candidatura do Brasil à um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. As declarações de Obama e Rousseff, conforme a matéria, apesar de destacarem o interesse em estreitar os laços econômicos, se mostraram silenciosas com relação à polêmica realidade internacional em outras latitudes.
Na opinião do jornalista, autor da matéria, esses eventos têm prejudicado a visita, que os americanos consideram crucial para aumentar sua presença política e econômica nesse gigante sulamericano, que nos últimos anos têm perdido terreno para a China.
Finaliza a matéria dizendo que: Lula, que foi o grande responsável por esse distanciamento dos EUA durante a sua presidência, agora parece exercer um papel nos bastidores para impedir uma reconciliação através de Rousseff.
Após ler o jornal europeu, assisto na Globonews ao jornalista Merval Pereira criticando duramente o ex-presidente Lula por ter feito tamanha desfeita, ausentando-se do referido almoço com o presidente americano.
O que você, leitor vagalume, pensa a respeito?
A fotografia é do jornal espanhol "El País".
4 comentários:
Amiga Angeline
Este é o Cara, não é? Gosta muito de aparecer. Certamente não de apenas ser figurante, como caso.
É um problema que certamente tem algum fundo político, pois dexou muito mal a presidente, sua idolatrada seguidora.Eles que se entendam.
Em verdade aparentemente despresível.
Graças a Deus a visita parece ter transcorrido dentro do esperado e acabou bem, à felicidade de todos.
Os frutos reais, como de cosutme, só o tempo dirá.
Até mesmo não se comprometor com o desejo brasileiro de integrar os membros efetivos do conselho de segurança da ONU era esperado por todos.
Embora muito justo, se considerarmos a participação do Brasil não só na política internacional desde D. Pedro II, como também na II Grande Guerra e na formação da ONU, não é, sem dúvida o que nos importa.
Veja o interesse no pré-sal, comprovando a possível participação de capital privado estrangeirto no mesmo, o que poderá ou não ser muito bom ao Brasil, dependendo de como, na prática seja feita.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Luiz Carlos,
Meu objetivo em buscar opiniões e comentários de jornalistas de outras plagas, foi justamente sairr do bojo político que abrange a mídia brasileira.
Veja que na Espanha, o pensamento é parecido com muito de nossos pensamentos. Não concordo com essa de gostar de aparecer, talvez tenha um significado maior do que está na imprensa brasileira... Veremos no futuro!
RECEBEMOS A MENSAGEM ABAIXO POR E-MAIL, POR QUESTÕES DE DIFICULDADE DE POSTAGEM DE COMENTÁRIO NO BLOGUE:
Cara responsável por este blog, Angelina.
Gosto muito de estar sempre passando por aqui pois sei que encontrarei coisas boas... àquelas... que oxigenam o cérebro e nos tornam seres pensantes!! Bom, gostei muito desta matéria (a ausência de Lula no almoço com Obama) e para completar sugiro a leitura deste site: http://www.consciencia.net/manifestantes-contra-obama-tem-cabeca-raspada-no-presidio/
Mas acredito que tal ausência possa ser mesmo por motivos pessoais, para distanciar sua figura da presidenta Dilma e deixá-la "livre" com seu mandato...
Abçs
Amanda Bersacula
Enfim, não sei o que significa URL e nunca consigo postar comentários (rsrsrs)
Olá, Amanda:
Seja sempre muita bem-vinda, você nem precisa digitar a URL somente o seu endereço - e-mail.
Apesar de gostar de ouvir outras opiniões, a primeira coisa que me veio à cabeça também foi isso: "que tal ausência possa ser mesmo por motivos pessoais, para distanciar sua figura da presidenta Dilma e deixá-la "livre" com seu mandato..."(sic)
Só o tempo poderá nos dar a resposta.
Angeline Coimbra
Postar um comentário