Essa entrevista foi divulgada no blogue do Rudá Ricci, com o seguinte comentário do blogueiro: "Já sabem minha oposição aos prêmios para professores em virtude do desempenho dos alunos. Feita a ressalva, reproduzo esta interessante entrevista."
Tendo em vista os notáveis resultados alcançados em Educação por esse país, achei por bem divulgar a referida entrevista aqui.
“É preciso atrair os melhores profissionais para o ensino público”
Quais são os principais fatores do sucesso educacional em Cingapura?
Da reformulação do currículo à valorização do professor, tornando a profissão atrativa para os jovens. Estes são alguns passos que Cingapura deu para melhorar o sistema de ensino público do país, que era um dos piores e hoje está entre os melhores do mundo. Lee Sing Kong foi um dos responsáveis por esta mudança. Ontem, em visita ao POPULAR, ele deu a seguinte entrevista:
Um currículo foi preparado para atender da melhor forma a capacidade do estudante, oferecendo uma maior variedade de informações, em diferentes áreas de atuação. Depois de criado, você precisa de pessoas capacitadas para repassar esse currículo aos estudantes. Assim como diretores treinados para guiar esses professores.
Teve início em 1965, quando Cingapura obteve sua independência. Foram necessários 15 anos para a reformulação do sistema educacional. Cingapura investiu 3,6% do PIB em educação. Mas o mais importante não é quanto você investe, mas onde você investe. Os professores são a peça fundamental, especialmente porque eles passam grande parte do dia ao lado dos estudantes, eessa relação deve ser considerada como a mais importante para que o caminho a se seguir traga resultados satisfatórios. Investir na capacidade dos professores é o começo, porque isso está diretamente ligado à capacidade dele em sala de aula.
Como é feita a seleção dos educadores?
Você tem que atrair os melhores profissionais para o ensino público, e quando isso acontecer, oferecer treinamentos adequados e condições estáveis para eles. Deve haver uma forte iniciativa para atrair os candidatos, de uma forma que o mais atrativo não seja o salário, mas as oportunidades que esses profissionaisvão ter. Em Cingapura, elevamos o valor do salário dos professores iniciantes de forma a equiparar com os salários iniciais de outras profissões como engenheiros e administradores. Muitos pensam que elevar o salário dos professores é a melhor forma de atrair os melhores candidatos, mas isso não é verdade. Salário é apenas um componente dessa fórmula.
Como os professores são valorizados em Cingapura?
Em qualquer profissão, existe uma busca constante pela valorização do trabalhador, como promoção em cargos ou posições, mas isso vai depender da forma com que esse educador vai obter resultados favoráveis e benefícios. Mesmo que ele venha a trabalhar pelo resto da vida no mesmo cargo, ele será constantemente avaliado em sala de aula e isso aumenta o interesse em se obter resultados reais com os alunos, e com isso se autopromover. Temos uma média de 6 mil professores sendo promovidos por ano pelos resultados obtidos com os alunos.
Como manter um padrão de ensino entre os alunos?
Ao separá-los em grupos, vamos oferecer maiores possibilidades de aprendizagem, porque tentar educar todos os alunos da mesma forma vai abrir portas para a evasão e afetar a autoestima de vários alunos que vão preferir deixar a escola do que se sentirem inferiorizados. Professores passaram a dividirseus alunos em grupos de rápido e lento aprendizado. Com isso, ambos vão terminar o ano com praticamente a mesma bagagem.
Um comentário:
Amiga Angeline
Certamente existem muitas receitas para elevar a qualidade do ensino no Brasil, tanto braileiras como estrangeiras.
Existem inclusive algumas tupiniquins, de mestres sem renome, muito bem sucedidas, pricipalmente por se vasearem mais no sr humano do que no dinheiro e outros recusos fantásticos para isto.
Vez por outra aparece uma na TV.
Contudo nosso ensino continua de ladeira abaixo. Estados questionando no STF a constitucionalidade de lei que lhes obriga pagar o piso de cerca de dois salários às professoras. Municípios que não têm como pagar o piso, pois, além da dalta de caixa extrapolam o máximo de custeio que podem legalmente pagar. A União que por lei está obrigada a subsidiar tais municípios mas não faz, pois isto não lhe interessa.
Abraços, saúdee Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Postar um comentário