Aconteceu na hoje(19), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna (Semed), o I Seminário da Cultura Indígena. Na oportunidade estiveram presentes o secretário de Educação José Luiz “Borracha”, a professora Alessandra Gualba Braz Tomassini, professores, orientadores pedagógicos e demais convidados.
A meta do seminário foi refletir sobre a importância de se estudar a história e cultura dos indígenas a partir de uma visão positiva desses ancestrais, que juntamente com os negros contribuíram na formação da identidade brasileira.
Para o secretário “Borracha”, sempre atuante na luta contra as injustiças sociais e raciais, o seminário é mais uma conquista na luta pela igualdade e valorização dos indígenas e negros. “Aquilo que sonhávamos nos anos 80, hoje se torna realidade. É preciso conhecer e valorizar nossa origem, cultura, povo e nossos ancestrais”, diz.
O secretário ainda salientou que a Secretaria de Educação não medirá esforços para fomentar o conhecimento entre professores e alunos, bem como resgatar a verdadeira História dos ancestrais do povo brasileiro.
Ainda, durante o seminário, diversas atrações foram apresentadas. A mensagem “Carta do Cacique Seattle”, o depoimento da professora Alessandra Gualba, apresentação cultural com os alunos da E.M. Águas Claras, músicas e entrevistas.
A formação de grupos para debates e sistematização da prática, também mereceu especial atenção no I Seminário da Cultura Indígena.
Decom Itaperuna-RJ
Um comentário:
Amiga Angeline
Nada mais justo do que recuperar a nossa memória indígena, especial a dos Puris, donos do Noroeste Fluminense e além.
Mas o que fizeram ou estão fazendo de fato Miracema e Itaperuna ao resgate da memória dos Puris?
Como sabe no Volume III de Logradouro de Miracema há o Capítulo Nação Puri, ao dispor de quem queira, grátis, pela Internet.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Postar um comentário