Já comentei aqui, em outra ocasião, que o vereador Sérgio Rocha (PV) de Miracema tem se mostrado preocupado com o desenvolvimento sócio econômico de nossa terrinha. A prova disso é que tem participado de todos os eventos regionais que discutem o tema. Recentemente, houve um de maior amplitude em Itaperuna e ele foi o único político miracemense a participar.
Hoje o nobre vereador divulgou em seu blogue "Miracema Fiscalizando" que na reunião do dia 11 de abril, da Câmara de Vereadores de Miracema, a maior representante do Caxambu da região, Sra. Aparecida Ratinho, como é conhecida, juntamente de seu sobrinho Rogério, conhecido por Aranha, foram homenageados como representantes da Associação Senzala de Caxambu pelo vereador Paulo Cesar Azevedo (PDT), com uma moção de aplausos, que teve o apoio de todos os vereadores, pela importância do trabalho desses miracemenses em prol da cultura e do folclore, que têm inclusive contribuído por divulgar o nome de Miracema em todo o Brasil.
E o vereador Sérgio Rocha aproveitou o ensejo, para clamar por uma atitude quanto ao desenvolvimento do turismo na cidade de Miracema. Rocha fez uso da palavra na reunião e "falou da intenção de realizar uma Audiência Pública com representantes da Sociedade, Comerciantes, Representantes do Governo e outros setores interessados na elaboração de um Projeto de Turismo para a cidade de Miracema, com a criação de uma Comissão da Câmara de Vereadores para acompanhar os trabalhos, informando que vários grupos já desenvolveram projetos neste sentido."
Além disso, Serginho também falou da elaboração de um Calendário Cultural para a cidade com a divulgação dos eventos de forma anual, acreditando que a iniciativa privada tem que partir na frente, tendo o apoio do poder público.
Rocha para corroborar com seu pensamento, disse que participou de seminário na cidade de Quissamã, no Norte fluminense, cidade que tem evoluído muito no setor do turismo nos últimos 5 anos. Na ocasião ocorreu uma belíssima apresentação da cultura local com o Caxambu, entre outras manifestações da cultura popular e conheceu vários Projetos de Turismo Rural, Ecoturismo e acredita que Miracema tenha esse potencial.
A exemplo da microrregião, cuja cidade pólo é Itaperuna, acredito que o projeto deva ser regional, de toda a microrregião que tem como cidade pólo, Santo Antônio de Pádua (2ª microrregião, da macroregião Noroeste fluminense).
Apoiado, vereador!
6 comentários:
EU JÁ SABIA!
Amiga Angeline
O estímulo ao turismo, mostram-nos as principais atrações do mundo, implca fundametalmente em mudanças de costumes tradicionais, em sua natureza e principalmente em sua história.
O local tem que estar voltado ao melhor atendimento ao turismo, que não pode ficar subordinado às práticas que melhor satisfazem a sua gente. É preciso não esquecer quanto custa a hora do turismo, para que não tenha o que fazer em sua estada.
Uma medida de pouca monta e que ao nosso ver pode ser relevante, é a reforma do emplacamento dos logradouros de Miracema. Como sabe, Logradouros de Miracema, através seus oito volumes pulicados, prova que as placas não são bastante informativas, que não há uma padronização, que faltam muitas, não poucas estão danificadas, outras em locais impróprios, até dentro de imóveis particulares etc.
Outrossim, não se dispõe de um mapa oficial atualizado da cidade ao alcance do público.
Isto pode parecer irrelevante a gente de lá, mas não é ao visitante.
Como LM tem sugerido:
a) aplaca deve estar exatamente de acordo com a denominação legal;
b) além da denominação deve conter alguma referência histórica do homenageado, como nascimento, profissão e falecimento;
c) denominações anteriores.
Abraços, saúde e Paz de Crisato.
Luiz Carlos/MPmemória.
Kvari,
Conte-nos o que sabe, não esconda nada...rsrsrs
Luiz Carlos,
Concordo plenamente. Porém, creio que se o município realmente criar um plano de turismo, terá sinalização turística. O que não implica o emplacamento com nome oficial e dados históricos. Mas essa atitude é muito importante, sem sombra de dúvidas.
Cara Angeline.
É claro que foi uma brincadeira com a postagem e a atitude do vereador, pelo trabalho que já fizemos no município e que você tão bem conhece.
Mas a atitude dele é importante sim, antes tarde do que nunca.
Agora quem sabe poderemos retomar o projeto e junto com a APA - quem já tem um monte de idéias sobre o tema - fazer acontecer, com o apoio que faltou naquela época.
Compreendo, Kvari!
Amiga Angeline
Como sabe o prefeito de Miracema no lançamento de LM (I), em 2006, aplaudiu a sugestão de se juntar às placas as denominações anteriores.
Quanto ao mais nos parece uma obrigação da PMM de manter o emplacamento correto, bem vísivel e em bom estado dos seus logradouros, independetemente de plano turististico. Mesmo sem ele o visisitante se sente perdido, como nós.
Consta de toda lei de denominação de logradouro autorização à placa. Logo é uma obrigação legal.
Por outro lado não se fazendo isto de uma forma mais honrosa, está se desrespeitando o homenageado.
Abraços, saúde ePaz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Postar um comentário