Arquivo VAGALUME

sábado, 21 de maio de 2011

Seminário ‘Estado do Rio de Janeiro - Desastres e Soluções’ em Itaperuna

A cidade de Itaperuna foi sede do seminário "Estado do Rio de Janeiro - Desastres e Soluções". O evento aconteceu no dia 19 de maio, no Teatro Sesi, situado no Bairro Presidente Costa e Silva. O evento faz parte do lançamento do Programa de Audiências Públicas de Defesa Civil, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Para o prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes, o Paulada, o seminário é um momento ímpar para trocar informações, conhecer a realidade da região, bem como de todo o Estado do Rio e buscar parcerias, a fim de trabalhar preventivamente no sentido de evitar tragédias e/ou amenizá-las.
Altineu Côrtes, deputado Estadual e presidente da Comissão de Defesa Civil da Alerj, fez o lançamento do Programa de Audiências Públicas de Defesa Civil. Mesa redonda, debates e palestras fomentara a discussão sobre o tema de suma importância para todo o Estado do Rio de Janeiro.
O tenente coronel Douglas Paulich, presidente do Conselho de Gestores Municipais da Defesa Civil das Regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, realizou a palestra com o seguinte título: “Norte e Noroeste Fluminense – A mesorregião do Estado que apresenta o maior número de declarações de situação de emergência nos últimos doze anos”.
Abordando a “importância das ações de prevenção na Defesa Civil”, o deputado Estadual Flávio Bolsonaro, vice-presidente da Comissão de Defesa Civil da Alerj, colaborou com o enriquecimento do seminário. Outra contribuição relevante foi do senador Marcelo Crivella, que ministrou a palestra “Desastres no Estado do Rio de Janeiro – A necessidade de uma solução urgente”.
Ainda participaram do evento os seguintes palestrantes com os respectivos temas: coronel Humberto Viana, secretário Nacional de Defesa Civil (Construindo novos paradigmas na área de Defesa Civil); coronel Roberto Robadey, coordenador da Defesa Civil do Município de Nova Friburgo (O desastre na região Serrana, na ótica da Defesa Civil de Nova Friburgo); Francisco Dourado, professor de Geologia da UERJ (Os escorregamentos ocorridos na região Serrana – Uma visão técnica); Airton Bodstein, doutor em Química Ambiental e coordenador do Mestrado de Defesa e Segurança Civil da UFF (Principais propostas de reformulação do Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC); coronel Pedro Machado, subsecretário da SESDEC e comandante geral do CBMERJ (As ações do órgão de Defesa Civil Estadual) e o tenente coronel BM Flávio de Castro, secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil do Município de Teresópolis (O desastre da região Serrana na ótica da Defesa Civil).
O evento teve o apoio da Prefeitura de Itaperuna, Comitê de Bacia Região Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Conselho dos Secretários Municipais de Meio Ambiente do Noroeste Fluminense (COSEMMA-NF). Uma realização da Comissão de Defesa Civil da Alerj e Conselho de Gestores Municipais de Defesa Civil das Regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (COGESDEC).

Decom de Itaperuna-RJ

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG