Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 26 de maio de 2011

VARRE-SAI TAMBÉM ESTEVE NA ROTA DA VISITA DOS ROTARIANOS DA ITÁLIA


O trajeto feito pelos italianos que fixaram residência em Varre-Sai no final do século XIX e início do século XX, tendo como destino o trabalho nas lavouras de café da região, foi repetido séculos mais tarde. Só que, desta vez, a intenção era conhecer as belezas naturais e a cultura do município. Nesta terça-feira, dia 24 de maio, um grupo de seis italianos visitaram Varre-Sai. Liderados pelo presidente do Rotary Clube de Messina, na Itália, Diego Mazzeo, e acompanhados pelo secretário municipal de Turismo de Varre-Sai, Roberto Flávio, pela diretora de Cultura de Varre-Sai, Fabrízia Pimentel Vargas e rotarianos itaperunenses, o grupo percorreu os principais pontos turísticos da cidade.
A escolha de Varre-Sai para a visita é devido ao histórico da imigração italiana no município, que hoje conta com cerca de 70% da população descendentes de italianos. A visita faz parte de um projeto do Rotary Club de Itaperuna que realiza intercâmbios com a Itália e outros países. O passeio foi iniciado no Centro de Cultura Sebastião Oliveira Vargas, onde está exposto o relato da imigração italiana em Varre-Sai, desde a chegada nos navios aos dias atuais, e no qual aconteceu também uma exposição de produtos artesanais do município.
- Foram os italianos que iniciaram a história de Varre-Sai, que se desenvolveu graças a Dona Inácia que, na época, recebia os tropeiros e não cobrava nada deles; só pedia que eles varressem e saíssem para as próximas tropas chegarem - lembrou a diretora de Cultura, Fabrízia Pimentel Vargas, ressaltando a importância dos italianos na consolidação do município.
Os italianos passaram pela Igreja Matriz São Sebastião, Fazenda Bela Vista (primeiro lugar em que os imigrantes da Itália se instalaram na região) e Sítio Xodó, onde foi servido um brunch com iguarias típicas italianas e da região e todos puderam apreciar a apresentação do bailado italiano do município. Depois, foram ao Sítio Velho Moinho e à adega Dário Bendia, onde todos puderam degustar o tradicional vinho de jabuticaba produzido no município.
O presidente do Rotary Club de Messina, na Itália, Diego Mazzeo, afirmou que a impressão que teve de Varre-sai foi maravilhosa. “Muito interessante a Mata Atlântica, muitas plantações, cachoeiras, árvores e o carinho das pessoas”, disse. Já o também italiano Giuseppe Tardiolo destacou a beleza das brasileiras e do município. “Fiquei apaixonado pelas meninas brasileiras e a natureza de Varre-Sai também é muito bonita, com o ar puro e os animais”, afirmou. Formado em Ciências Biológicas, ele explicou que tem interesse em projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados à produção de biocombustíveis. Por isto, deseja estudar em universidades brasileiras para aprimorar-se no assunto.

Da Ascom da Prefeitura de Varre-Sai, divulgado pelo Canal Imprensa

É interessante como a cultura atrai os turistas. 

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG