15/06/2011 - 10:38h - Atualizado em 15/06/2011
» Por Ascom da Secretaria de Transportes
O projeto permitirá a alteração da disposição de placas de sinalização
A cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, está prestes a passar por uma intensa reformulação viária. Em solenidade na sede da Secretaria Estadual de Transportes, na manhã desta terça-feira (14/06), a prefeita Branca Motta, recebeu das mãos do secretário, Julio Lopes, o Estudo do Trânsito da cidade, proposta executada pelos engenheiros de trânsito da Secretaria, de reordenação do tráfego local. O projeto, desenvolvido em cima da revitalização da principal área de lazer de Bom Jesus, a Praça Governador Portela, permitirá a alteração da disposição de placas de sinalização, a reordenação das vias e fluxo de veículos, e ainda sugere a abertura e fechamento de vias específicas, em horários determinados, tudo com o objetivo de reduzir acidentes e facilitar a vida do cidadão de Bom Jesus do Itabapoana.
A solicitação pelo Estudo do Trânsito se deu em maio de 2010, a partir da assinatura de um convênio entre a Secretaria Estadual de Transportes e a Prefeitura de Bom Jesus, e que possibilitasse assim que técnicos e engenheiros da Setrans fizessem um mapeamento das ruas da cidade, desenvolvendo um plano de sinalização e circulação viária.
Segundo a prefeita Branca Motta, o município precisava com urgência desse socorro devido ao crescimento da população e do setor comercial da região. “Nossa malha rodoviária passou a não comportar o tráfego diário de caminhões e automóveis. Outro agravante é o fato do município ser muito utilizado por moradores de cidades próximas, que procuram tratamento hospitalar e serviço educacional. Precisamos ter estrtura para comportar essas demandas”, afirmou.
O secretário Julio Lopes explicou que este é um caso típico de crescimento de regiões rurais que apresentam características de escoamento de tráfego pouco desenvolvidas. Segundo o secretário, este é um bom sinal, pois prova o crescimento e o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro, também nas áreas mais afastadas da capital.
- Nesse Estudo há um mapeamento detalhado de Bom Jesus onde estão identificados os pontos que deverão passar por modificações. As intervenções devem contar também com um novo plano de sinalização, fundamental para a organização viária. Temos a intenção ainda de desenvolver um estudo para a construção de uma malha cicloviária na cidade, o que estimulará a população a deixar de utilizar automóveis e adotar as bicicletas como meio de transporte. Vamos agendar agora a assinatura do convênio que permitirá a entrada do programa Rio-estado da Bicicleta na cidade - afirmou Julio Lopes.
Segundo a prefeita Branca Motta, este Estudo é uma antiga reivindicação da Associação Comercial de Bom Jesus, e será um enorme ganho para a cidade que sofre com os freqüentes congestionamentos. Atualmente, a cidade passa por uma grande recuperação das estradas de acesso. Aproximadamente, 110 quilômetros de asfalto estão sendo refeitos, o que tornará a interação de Bom Jesus do Itabapoana com outras regiões ainda mais fácil.
- Nosso município está avançando e precisamos acompanhar este crescimento também através de incentivo à infra-estrutura. Além de nossa população local, recebemos muita demanda de municípios vizinhos, principalmente do estado do Espírito Santo. Com este importante apoio da Secretaria Estadual de Transportes, estou certa de que poderemos crescer de forma mais adequada e qualificada - comemorou a prefeita.
Para o secretário Julio Lopes é importante encontrar prefeitos que sejam receptivos e interessados.
- Prefeitos como a Branca fazem a diferença por sua iniciativa. Hoje entregamos o Estudo do Trânsito e já assumimos o compromisso para a assinatura do convênio que levará o Rio-Estado da Bicicleta à Bom Jesus. Fico feliz em ser solicitado e poder executar projetos que levem melhoria e qualidade de vida ao interior do estado - disse.
No próximo dia 30, na presença do Governador Sergio Cabral, e durante a inauguração da Praça Governador Portela, revitalizada pelo Programa Somando Forças, será anunciado à população a entrega do Estudo do Trânsito e a assinatura do PREB, em Bom Jesus de Itabapoana.
Um comentário:
Amiga Angeline
Um bom exemplo para Miracema.
O sistema de placas de seus logradouros está merecendo uma revisão e modernização.
Muitos não tem plcas; outros estão com plcas danificas; não raros com placas mal localizadas; alguns com denominações incorretas etc.
Outrossim as placas devem ter alguma informação sobre seus homenageados, pelo menos, datas de nascimento e de falecimento.
Convêm pacas delimitando os bairros.
Outrossim deve-se ter pacas com denominações anteriores.
Deve-se estinular o uso seguro de bicicletas ao transporte urbano de bicicleta, com sinalização, bicicletários etc.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Postar um comentário